O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e titular do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, destacou na reunião da Diretoria do Conselho Nacional, nessa quarta-feira (30) em Brasília, a importância de discutir periodicamente  pautas sobre políticas públicas de saúde de interesses de todos os estados da federação. A vice-presidente do Cosems-AL Paula Gomes também contribuiu com as discussões.

Rodrigo ressaltou ainda que a Comissão Intergestora Tripartite (CIT) é um espaço de debates e pactuações necessárias para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, a relevância do trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no país foi um dos pontos de destaque da reunião, uma vez que há no país mais de 40 hospitais universitários que fazem parte dessa empresa.

Ele enfatizou o empenho do ex-ministro Artur Chioro, que preside a EBSERH, e teria se prontificado a facilitar o acesso dos Cosems, gestores municipais e representantes dos hospitais universitários dos Estados.

"A Paraíba por exemplos tem três hospitais universitários e em Alagoas só um e, portanto, precisamos ampliar o acesso de atendimento para os usuários do SUS dos 102 municípios alagoanos e não apenas para os da 1ª Macrorregião de Saúde".

De acordo com Rodrigo foram discutidos ainda na reunião as dificuldades  específicas de saúde pública de todas as região do país. "Enquanto vice-presidente do Conasems considero relevante partilhar os desafios e gargalos dos 5570 municípios brasileiros. São momentos de troca de experiências que resultam em um SUS, mas acessível, equânime, fortalecido e garantido para todos os cidadãos brasileiros" reforçou o vice-presidente do Conasems.