Divulgado pelo Governo do Estado, por meio de publicação no Diário Oficial, o resultado do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal), aponta o município de Branquinha na 12ª colocação. O ranking que classifica as cidades, usa como critérios de análise dos indicadores de qualidade, acesso, permanência e melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização.

 

“Há quase quatro anos, a educação de Branquinha tem dado um salto e se consolidado como uma das melhores do estado. Esse resultado é fruto de uma série de investimentos permanentes e a política de apoio e valorização aos nossos profissionais e estudantes”, destacou o secretário Ednaldo Firmino.

 

“Desde quando assumimos o mandato, assumimos também um dos maiores compromissos com a nossa população; que é investir seriamente na educação. Com um trabalho permanente, estamos colhendo os frutos desses investimentos com resultados inéditos como esse do Iqeal, que nos aponta como o 12º melhor município alagoano. Uma honra e um orgulho para todos nós”, concluiu o prefeito Neno Freitas.

 

O Iqeal – O Índice de Qualidade Educacional em Alagoas (Iqeal) mede a qualidade da educação nos municípios alagoanos. O índice leva em consideração indicadores de qualidade, acesso e estrutura pedagógica e física das escolas, além da permanência do aluno em sala de aula, dos recursos investidos e da melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização, a fim de garantir equidade aos estudantes de diferentes níveis socioeconômicos.

 

O ICMS Educação foi instituído por lei em 2019 e coloca a educação como um dos critérios do cálculo do repasse do imposto para as cidades alagoanas. O indicador de educação corresponde a 15% do valor constitucional, sendo que, desse total, 10% são vinculados aos indicadores da rede municipal, enquanto 5% seguem o Ideb.