Durante a comemoração dos 100 anos de Emancipação Política de Arapiraca, ocorrida na quarta-feira (30), os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA) atenderam 165 pessoas. O balanço dos atendimentos registrados no feriado municipal foi divulgado pela unidade hospitalar nesta quinta-feira (31).

Os dados revelam que foram acolhidas 19 vítimas de acidentes de trânsito, sendo 13 por quedas e colisões envolvendo motocicletas, uma por acidente de bicicleta e cinco usuários se feriram em colisões. Também deram entrada no HEA, 19 vítimas de corpo estranho no olho, ouvido, garganta ou nariz. 

A maior instituição hospitalar do interior de Alagoas acolheu oito vítimas de intoxicação exógena, seis vítimas de agressão, sendo três por agressão corporal e mais três por arma branca. O HEA assistiu dois pacientes que sofreram mordidas de cachorro, três vítimas de picadas de abelha e duas vítimas de picadas de escorpião.

Os profissionais de plantão também atenderam 16 vítimas de pancada e seis que sofreram acidentes de trabalho. Ainda foram registrados atendimentos a 30 vítimas de queda da própria altura e cinco de quedas de altura.

A unidade hospitalar, que é referência para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, atendeu, também, 14 pacientes que sofreram luxações ou entorses e uma pessoa lesionada por queimaduras. Neste 30 de outubro, dia da comemoração dos 100 anos de Arapiraca, foram realizados oito exames de tomografia computadorizada e sete procedimentos cirúrgicos.

“As últimas semanas têm sido mais preocupantes em relação ao volume de atendimentos, principalmente por causa dos acidentes de trânsito. A gente volta a fazer um alerta para que as pessoas sejam comedidas no trânsito, sem misturar bebida alcoólica e direção. É preciso ter bom senso e evitar acidentes”, afirmou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.