O comércio é a principal atividade econômica e o motor do desenvolvimento de Arapiraca e, há 32 anos, conta com o Sindicato do Comércio Varejista, o Sindilojas, como parceiro dos empresários na conquista de melhorias para o setor.
Nas últimas décadas, o Sindicato teve papel primordial como voz dos empresários, realizando ações para fortalecer e melhorar o comércio, como a formação da primeira Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca, uma das iniciativas mais recentes.
"A trajetória do Sindilojas é marcada por muita luta e também por várias realizações que trouxeram melhorias para os representados e para o comércio de forma geral. Nesses 32 anos de existência, teve e tem em seu quadro associativo mulheres e homens que pensam no desenvolvimento do comércio local. Em suas reuniões de diretoria e assembleias, discutem e trabalham pelo engrandecimento da entidade sindical, visando um futuro melhor para o comércio arapiraquense", declarou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
Fundado em 16 de julho de 1992, Dia do Comerciante, o Sindilojas foi criado em uma época em que o país enfrentava sua pior crise econômica, com uma hiperinflação que ultrapassava 1.000% ao ano, e também em meio à insatisfação dos empresários com decisões de outras entidades que interferiam negativamente na atividade comercial em Arapiraca. A assembleia de fundação contou com a presença de 68 comerciantes e, poucos dias depois, já reunia mais de 150 associados.
Inicialmente, o Sindicato atuou na defesa e orientação das empresas em relação a legislações criadas no início dos anos 1990, como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Todos os anos, o Sindilojas se reúne com o sindicato que representa os comerciários de Arapiraca para a formalização da Convenção Coletiva de Trabalho, buscando uma mediação justa na relação entre empresários e colaboradores, orientando seus associados sobre seus direitos e deveres.
O Sindilojas Arapiraca também desempenhou um papel importante na modernização do comércio, com missões empresariais que levaram empresários e seus sucessores, além de representantes do poder público e da comunicação local, para cidades de médio porte no Sul do país. Em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e com o Sebrae, esses grupos puderam conhecer experiências e soluções comerciais no Paraná, em 2011; em Santa Catarina, em 2012 e no Rio Grande do Sul em 2013.
As missões representaram um ponto de virada para muitos empresários, que começaram a adotar algumas das estratégias observadas nas empresas visitadas. Elas também incentivaram a criação da Associação do Centro Novo (ACENA), dirigida por Cláudio Júnior, que reúne os empresários da Praça Bom Conselho, Praça Manoel André e Rua Aníbal Lima, além de servirem de embrião para o projeto arquitetônico Centro Novo, em execução desde 2023.
Ao longo de sua história, o Sindilojas Arapiraca também teve participação ativa em negociações junto ao poder público para adoção de soluções para problemas no comércio. Um exemplo dessas articulações foi uma série de reuniões com autoridades da segurança pública, que culminaram na vinda do secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Saraiva, em 2022, período em que o comércio passava por uma onda de arrombamentos a estabelecimentos comerciais.
Naquele período, o Sindilojas, a ACENA e empresários se reuniam mensalmente com o 3º Batalhão da Polícia Militar, com representantes da prefeitura e da governadoria, em busca de soluções. O resultado foi a intensificação do policiamento noturno na região comercial, além da prisão de arrombadores e assaltantes e a redução desse tipo de crime.
Nessas mesmas reuniões, que contavam também com a participação do Corpo de Bombeiros e de representantes da Equatorial e da Casal, discutiam-se as frequentes ocorrências de combustão em postes de energia e as dificuldades para os bombeiros atuarem com mais eficiência em outros tipos de incêndios no comércio.
Além de ações de reordenamento dos cabos em postes de energia, realizadas pela prefeitura de Arapiraca, as discussões provocaram mudanças no projeto do Centro Novo, incluindo o reforço na estrutura para passagem de água, implantação de hidrantes e a formação da Brigada de Incêndio.
O primeiro curso, realizado em setembro deste ano, formou mais de 60 brigadistas, entre empresários e colaboradores do comércio, preparados para agir em situações de urgência e emergência, dentro dos estabelecimentos ou nas ruas. Diante da crescente procura, uma nova turma de brigadistas será formada em breve.
Além disso, o Sindilojas já capacitou mais de 1.300 colaboradores e empresários por meio do programa "Sindilojas Qualifica" e frequentemente realiza parcerias para promover palestras e cursos focados em melhorias nas vendas e na gestão de empresas.
As parcerias, aliás, são fundamentais para as ações ao longo dos anos. Parceiros como o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e a ACENA possibilitaram iniciativas como campanhas de vacinação no Centro e eventos como o "Brincando no Parque", realizado no último dia 12, no Bosque das Arapiracas.
"Nós entendemos que a união nos torna fortes. Sozinhos, podemos pouco, mas juntos podemos fazer muito mais. Por isso estamos sempre junto a esses parceiros, que têm objetivos comuns aos nossos, que são desenvolver o comércio e nossa cidade", afirma o presidente Wilton Malta.
Centenário de Arapiraca
Para comemorar os 100 anos de emancipação política de Arapiraca, o Sindilojas promoveu, junto aos parceiros e empresários da cidade, o "Bolo do Centenário", evento que distribuiu quatro mil fatias de bolo ao público na terça-feira (29). O presidente Wilton Malta relembra que esta não é a primeira vez que o sindicato promove esse tipo de comemoração.
"O Sindilojas, com o apoio de várias empresas do comércio, tem homenageado Arapiraca em sua festa de emancipação. Em 2014, nos 90 anos da cidade, realizamos o corte de 90 bolos em comemoração à data. Em 2024, repetimos o evento com o corte de 100 bolos doados por 100 empresas do comércio local, para marcar tão importante data de Arapiraca, essa estrela radiosa que tanto nos acolhe ao longo dos anos", declarou.
Outra iniciativa para comemorar os 100 anos de Arapiraca é a série de reportagens "Centenário do Comércio de Arapiraca", que relembra a história e reverencia homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da economia do município. As reportagens voltarão a ser publicadas nas próximas semanas e irão prosseguir até outubro de 2025.
Até agora, foram homenageados José Nunes, da Nunes Ciclopeças; Olival Pedro, do Depósito de Madeiras Amazônia; Manoel Benedito da Silva, o seu Neco Alfaiate, da Confecções Silva; Olívio Cícero, da Confecções Vera Cruz; e Joaquim Bezerra Pereira, o Joaquim da Usga, do Posto de Combustíveis São Joaquim.