O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque – presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) – representou a entidade nacional, nessa terça-feira à noite (29), na Câmara de Deputados, em Brasília, no lançamento da Campanha Mundial de Prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Os diretores do Conselho Estadual Bruno Lima e Ednaldo Trajano (titulares da pasta da Saúde de Piranhas e Campestre, respectivamente) também participaram da solenidade.
Na oportunidade, Rodrigo pontuou a importância do Programa AVC Dá Sinais, lançado em 2021 em Alagoas que, por meio da telemedicina, atua junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Pronto Atendimentos dos municípios na assistência célere prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, o objetivo é favorecer o tempo-resposta de atendimento ao paciente em até 2h no máximo. “O objetivo do programa é agilizar o diagnóstico e tratamento do paciente, minimizando assim sequelas e óbitos. Em 2023 atendemos no Estado mais de 5 mil pessoas”, ressaltou o vice-presidente do Conasems.
Rodrigo Buarque reafirmou o compromisso do Conasems em aderir e contribuir sempre com ideias que promovam o bem-estar, acesso e celeridade no atendimento prestado aos usuários do SUS. “Nós, que somos e fazemos o SUS, aprendemos na prática que não podemos medir esforços e jamais desistir do propósito de promover política pública de saúde sólida e eficaz para os brasileiros”, reforçou Rodrigo, destacando a iniciativa do deputado federal Jorge Sola que, segundo ele, é um exemplo de luta por políticas públicas de saúde focadas na solidez e fortalecimento do SUS.