Durante o verão, 34 cruzeiros devem atracar no Porto de Maceió, sendo oito deles com turistas estrangeiros. Espera-se que cerca de 146 mil passageiros desembarquem na capital ao longo da alta estação, que se inicia em novembro e vai até abril de 2025.
Para garantir a segurança, a Polícia Militar participou de uma reunião sobre o assunto. Ao todo, 120 policiais serão empregados para reforçar o patrulhamento nas áreas de circulação dos cruzeiristas. O encontro contou com integrantes do trade Turístico, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal, Receita Federal, Administração do Porto de Maceió e Polícia Civil.
“Nos dias de chegada dos cruzeiros, serão mobilizados cerca de 120 PMs para reforçar o patrulhamento motorizado, a pé e montado. Com isso, estaremos fortalecendo a segurança de quem vive aqui e daqueles que vêm desfrutar das belezas naturais de Alagoas”, ressaltou o tenente-coronel Hiraque Agnes, subcomandante do CPRM.
Operação Navios 2024
A Operação Navios 2025 terá início em 18 de novembro, com a chegada do primeiro cruzeiro marítimo, o Costa Pacífica. Na mesma data, começa a Operação Verão 2025 — uma ação desencadeada em todo o território alagoano pelas forças de segurança e salvamento durante a alta temporada do turismo.
Maceió segue se destacando entre os destinos favoritos dos brasileiros e foi apontada como o terceiro destino mais buscado pelos brasileiros para as férias de verão de 2025. A informação é do relatório "Check-in para sua Viagem: Verão 2025", divulgado pela Kayak da Booking Holdings, que é uma das principais plataformas de busca de viagens do mundo.
O estado de Alagoas atraiu 314 mil viagens domésticas em 2023. O número é 35% maior do que o registrado em 2021, ano da última pesquisa, quando 232 mil turistas escolheram destinos alagoanos. Os dados são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo.
A média de gasto desses visitantes foi de R$ 3.704 por pernoite, contribuindo com cerca de R$ 1.16 bilhão para a economia estadual, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e renda.