Uma pesquisa inédita do Instituto Falpe ouviu 1.200 pessoas entre os dias 21 e 25 deste mês, na capital e em outros dez municípios da grande Maceió, sobre a disputa eleitoral de 2026 e também sobre as avaliações de gestões e mandatos.

Foram entrevistados moradores de Maceió, Rio Largo, Messias, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Paripueira.

Para a pergunta estimulada (quando o entrevistador aponta nomes) "Dos nomes citados, em quem votaria para governador nas próximas eleições?", 69,5% das pessoas responderam JHC, contra 16% que responderam Renan Filho. Disseram "nenhum" ou não opinaram, 3% e 11,5%, respectivamente.

No questionamento espontâneo (quando não são apresentados nomes ao entrevistado) "Se as eleições fossem hoje, em quem votaria para governador?", 41,5% disseram JHC; Renan Filho (9,5%); Alfredo Gaspar, Rafael Brito e Rodrigo Cunha pontuaram com 0,25% e a grande maioria (48,75%) não opinou.  

O Falpe perguntou ainda sobre, dos nomes citados, em quem o entrevistado não votaria para governador. A maioria (64%) preferiu não opinar; Renan Filho obteve 28%; JHC (5%); e responderam "nenhum", 3%.

Em relação ao Senado, as pessoas questionadas sobre "Desses nomes citados, em quem votaria para senador nas próximas eleições?", responderam da seguinte forma:

Davi Davino Filho: 40%

Alfredo Gaspar: 36%

Renan Calheiros: 15,5%

Arthur Lira: 13%

Paulão: 6,5%

Eudócia Caldas: 3,5%

Nenhum: 7%

Não opinaram: 28,5%

Quando a pergunta foi “Desses nomes citados, em quem não votaria para senador?", as respostas foram: Renan Calheiros (16,5%); Paulão (8%); Arthur Lira (7%); Alfredo Gaspar (5%); Eudócia Caldas (4%); Davi Davino Filho (2,5%); Nenhum (7%); Não opinaram (50%).

 

 

O levantamento tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

O Instituto Falpe ouviu ainda os eleitores sobre como avaliam as gestões do presidente Lula e do governador Paulo Dantas e os mandatos dos deputados federais e estaduais de Alagoas. Os resultados também serão divulgados aqui no blog.