Investindo, equipando e renovando a Guarda e a Segurança Municipal do município, a Prefeitura de Traipu promoveu, nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), um treinamento especializado de conduta de patrulha com motocicletas. O curso aconteceu na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Arapiraca.

O treinamento de habilidades e segurança operacional da guarda municipal traipuense reuniu os agentes e os instrutores da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) do 3º BPM, e foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Traipu e o Batalhão Militar.  O intuito é capacitar os agentes de segurança para que operarem as motocicletas adquiridas para a corporação municipal.

As técnicas passadas no treinamento são essenciais para a atuação dos agentes municipais no acompanhamento de eventos, como procissões, corridas e caminhadas, além de oferecer suporte em paradas táticas e apoio a viaturas em ocorrências. A capacitação também incluiu técnicas de abordagem e revista de motocicletas com um ou dois ocupantes, assim como de carros e pedestres em atitudes suspeitas, com base em informações transmitidas pelo comando da GM.

Os agentes municipais receberam ainda instruções sobre simulações de acompanhamento de veículos suspeitos em áreas de difícil acesso, como vielas, escadarias e vias congestionadas. Eles realizaram circuitos com obstáculos, em formato “zigue-zague”, com cones e descidas em escadas, sempre seguindo rigorosas normas de segurança.

A instrução da equipe de ROCAM do 3° BPM visa capacitar e doutrinar os operadores de segurança pública de Traipu na modalidade com motocicletas. Tendo em vista uma maior mobilidade,  agilidade e prestação de serviço em locais públicos, de grande circulação, locais de difícil acesso e na área rural. Neste treinamento os agentes tiveram noções de táticas e técnicas com motocicletas, visando aprimorá-las em diversos segmentos, tais como maneabilidade, formas de aproximação e atendimento a ocorrências”, explicou o Sargento Gama.

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, salientou a importância do curso para a Guarda e Segurança Municipal e para a melhor execução dos trabalhos da pasta na cidade.

“Para Traipu esse treinamento trará um benefício muito grande, pois as motos são mais visíveis, mais rápidas e econômicas, trazendo mais segurança para a população. Com esses veículos a rapidez para as ocorrências será maior e os agentes bem capacitados para conduzi-las da forma devida, garantindo a segurança não só deles mesmos, mas da população em geral”, pontuou o prefeito.

O  presidente do Conselho Municipal de Gestão de Traipu, Marcos Santos, e o supervisor da Guarda Municipal, Raimundo Umbelino, acompanharam todo o treinamento dos agentes.

Os agentes estão sendo treinados para aprimorar os atendimentos à comunidade, garantindo um serviço de alta qualidade e profissionais bem-preparados”, frisou o presidente do Conselho Municipal de Gestão traipuense, Marcos Santos.