A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) recebeu, nesta semana, familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para tratar das dificuldades no acesso a terapias e tratamentos adequados junto às operadoras de planos de saúde. A reunião, realizada na sede da instituição em Maceió, foi conduzida pelo Defensor Público-Geral do Estado, Fabrício Leão Souto. O grupo de familiares foi acompanhado pelo Deputado Delegado Leonam, que tem apoiado a causa.

A reunião também contou com a presença da Coordenadora do Núcleo do Consumidor, Norma Suely Negrão, do Coordenador do Núcleo dos Juizados Especiais, Othoniel Pinheiro Neto, e do Defensor Público Adaunir Batista de Amorim Fiel.

Durante o encontro, Fabrício Leão Souto reafirmou o compromisso da Defensoria Pública em garantir os direitos das pessoas com autismo, destacando a importância de um atendimento ágil e eficiente para atender às demandas das famílias.

A Defensoria Pública se comprometeu a realizar um levantamento detalhado sobre os principais problemas enfrentados por essas famílias em todo o estado, com o objetivo de firmar um diagnóstico que permita a atuação conjunta com os planos de saúde, bem como outras demandas com o Poder Público. Entre as medidas previstas estão a elaboração de ações coletivas, a promoção de campanhas educativas com cartilhas informativas e o acompanhamento das famílias no processo de reivindicação de seus direitos.

A Instituição realizará um novo encontro nas próximas semanas, momento em que o grupo apresentará documentos e informações adicionais solicitadas, que permitirá a Defensoria Pública dar seguimento às ações necessárias.