A Braskem foi condenada pela Justiça de Alagoas a indenizar uma família em R$ 199.970,70 mil devido à desvalorização de seu imóvel, localizado em uma região próxima às áreas de risco em Maceió. O imóvel está situado na Rua Professor José da Silveira Camerino, no bairro do Pinheiro.

Segundo o juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 3ª Vara Cível da Capital, a desvalorização se deu em virtude do deslocamento forçado causado pelo afundamento do solo, o que resultou em um ambiente urbano menos atrativo e, consequentemente, em uma queda nos preços.

Além da indenização por danos materiais, a empresa também deverá pagar R$ 10 mil a cada um dos membros da família por danos morais.

A decisão judicial reconhece que a atividade da mineradora causou danos indiretos a moradores, mesmo aqueles que não estavam diretamente nas áreas mais atingidas.

Ainda de acordo com a sentença, mesmo a vítima não tendo sofrido os impactos diretos do afundamento do solo, ela experimentou consequências indiretas do ato ilícito da empresa, como a desvalorização do imóvel.