Com o objetivo de aperfeiçoar a equipe multidisciplinar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu a primeira edição do Curso de Assistência Pré-Hospitalar ao Recém-Nascido em Parto Domiciliar. O treinamento, destinado a médicos e enfermeiros socorristas, reuniu 10 profissionais no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, localizada na rua Oldemburgo Paranhos, no bairro Farol, em Maceió.

Dada a crescente demanda por atendimentos a parturientes que chegam a dar à luz dentro de ambulâncias, o curso se mostrou fundamental para capacitar as equipes na assistência ao recém-nascido, tanto no ambiente domiciliar quanto durante o transporte para a maternidade. Durante o treinamento, foram abordados temas como recepção ao recém-nascido, termorregulação, ventilação, nutrição e os desafios que envolvem o transporte seguro dos bebês e da parturiente.


A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora-geral do Samu Maceió, destacou a importância dessa capacitação inédita. "Estamos constantemente aprimorando nossos profissionais para garantir a segurança de mães e bebês em situação de emergência. Este curso é um marco para nossa equipe, que lida com partos em ambulâncias e residências com frequência", afirmou a gestora.

Já o coordenador do NEP do Samu Maceió, Luiz Antonio Mansur Branco, reforçou a relevância do treinamento para a atuação no campo. "Capacitar nossa equipe é uma prioridade. O parto domiciliar e o transporte seguro de recém-nascidos exigem preparo técnico e emocional e essa formação proporciona as ferramentas essenciais para que nossos profissionais lidem com essas situações de forma ágil e segura", explicou.

Desafios

A médica Crisandra Danae, que ministrou o curso, ressaltou os desafios do atendimento ao recém-nascido no contexto pré-hospitalar. Isso porque, segundo ela, o cuidado com o recém-nascido em um parto domiciliar requer atenção especial a fatores como a estabilização térmica e ventilatória. 

"Nosso treinamento foca exatamente em como garantir que o bebê receba todos os cuidados necessários, desde o primeiro minuto de vida até o transporte para o hospital, executando, inclusive, a "golden hour", o que aumenta as chances do sucesso da amamentação e gera maior vínculo do binômio mãe-filho", pontuou Crisandra Danae.

O curso faz parte de uma série de capacitações que o Samu Maceió, por meio do NEP, está promovendo para preparar, ainda mais, os profissionais da linha de frente no atendimento pré-hospitalar. A expectativa é que novas turmas sejam formadas nos próximos meses, garantindo que um número crescente de profissionais esteja apto para lidar com situações de alta complexidade, como partos fora do ambiente hospitalar.