A Defesa Civil de Maceió informou que Braskem suspendeu temporariamente o preenchimento na Mina 27, localizada no bairro do Mutange, em Maceió.

A decisão foi tomada após a mineradora identificar um desnível superficial do solo em um ponto do canteiro de obras. Não houve nenhum registro de tremor na região.

A Mina 27 é uma das 35 que a Braskem, usadas anteriormente para a exploração de sal-gema. Em dezembro de 2023, a Mina 18, localizada no entorno, colapsou e foi monitorada durante dias.

Segundo informações da Defesa Civil maceioense, a suspensão do preenchimento da Mina 27 foi tomada para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam no local. A mina deve ser monitorada por pelo menos 30 dias.

Em nota, a Braskem informou que já comunicou o fato oficialmente à  Agência Nacional de Mineração (ANM. Segundo a empresa, a suspensão do preenchimento da mina é preventiva e  a área afetada está fora do raio de segurança da cavidade.

Leia a nota na íntegra:

“A Braskem informa que foi identificado um desnível superficial no solo em um ponto do canteiro de operações de preenchimento. Para realizar avaliações técnicas, as operações no entorno da unidade de enchimento da cavidade 27 foram suspensas preventivamente. As autoridades foram devidamente comunicadas, e as demais ações previstas no Plano de Fechamento de Mina seguem em andamento. O sistema de monitoramento permanece sendo acompanhado normalmente, de forma ininterrupta, e não há registro de atividades microssísmicas atípicas na região, neste momento.”