O Progressistas de Arthur Lira e Tainá Veiga fincou de vez sua bandeira no município de Lagoa da Canoa. Nas últimas três eleições o partido elegeu duas prefeitas do partido, tirando de cena o domínio do grupo liderado por Jairzinho Lira, que governou o município por doze anos, no período entre 2005 e 2016.

Apoiada pela prefeita Tainá Veiga, a ex-vereadora e ex-secretária de Assistência Social, Edilza Alves, venceu o pleito do último dia 6 de outubro obtendo 7.948 votos favoráveis, o equivalente a 53,98% dos votos válidos. O adversário, mais uma vez, foi o ex-prefeito Jairzinho Lira, que chegou a ter sua candidatura impugnada pelo TRE/AL, mas recorreu da decisão e continuou na disputa na condição de sub-judice.

Além de eleger Edilza Alves, o grupo da prefeita Tainá Veiga também conquistou a maioria no Legislativo Municipal, elegendo 7 vereadores, contra apenas 4 da oposição.

A campanha deste ano foi uma das mais tensas da história política de Lagoa da Canoa, marcada por ofensas, agressões e ameaças entre correligionários de ambos os lados, episódios que forçaram o envio de forças federais ao município.

Enquanto isso o grupo liderado pelo ex-prefeito Jairzinho amarga sua terceira derrota consecutiva em Lagoa da Canoa. Em 2016, a prefeita Tainá venceu Fabiana Lira (esposa de Jairzinho) ao obter 50,79% dos votos. Em 2020 o próprio Jairzinho lançou candidatura e também foi derrotado por Tainá Veiga, que foi reeleita com 56,65% dos votos. Neste ano Jairzinho tentou a revanche mas novamente acabou sendo derrotado, com mais de 1.600 votos de diferença.

Politicamente enfraquecido, Jairzinho Lira também acumula derrotas fora de Lagoa da Canoa. Em 2016 o seu irmão Veridiano Almir perdeu a reeleição em Feira Grande para o atual prefeito Flávio do Chico da Granja. No mesmo ano, o cunhado de Jairzinho, Júnior Matias, também foi derrotado ao tentar se eleger prefeito em Dois Riachos. Em 2018 Jairzinho conseguiu se eleger deputado estadual, mas o fraco desempenho e a falta de grupo o obrigaram a desistir da reeleição em 2022.