Sou Iranilda dos Santos Costa, o povo me conhece como Nil, 35 anos, negra, uma infância de trabalho na roça e fui candidata , em 2024 , a uma vaga para Câmara de Vereadores de Teotônio Vilela.
Tive 80 votos e não tenho o mínimo constrangimento em dizer isso, porque, mais do que os votos, trago um volume de aprendizado dos dias que estive nas ruas, conversando com pessoas.
E entendi que fazer política não é fácil, principalmente, para quem está entrando nesse universo, agora, sem conhecer muita coisa. E esse foi o primeiro empecilho: o mundo político, para mim, ainda causa estranhamentos e para não permitir que isso aconteça vou estudar.
Durante a campanha tive certeza do que quero, realmente, fazer um trabalho voltado para as mulheres, quilombolas e negras.
Eu sou negra e tenho muito orgulho disso.
Já estou me organizando e buscando estruturas e apoio para levar cursos para as mulheres da minha comunidade Santa Maria, em Teotônio Vilela.
Quero pensar na política como uma construção que se faz passo-a passo.
Essa foi minha primeira campanha , tudo foi muito novo, eu era uma agulha no palheiro, mas, valeu a pena.
Experiências que mostram caminhos.
Experiências que me fizeram conhecer parceiros políticos, partilhar uma equipe de campanha e ter algumas orientações da ativista, Arísia Barros.
Tudo valeu a pena, para além dos meus 80 votos.- afirma, Nil, ou Iranilda dos Santos Costa, 35 anos, negra, liderança do Povoado Santa Maria em Teotônio Vilela, Alagoas.