O projeto “Os Encantos da Caatinga”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Conservação do Século XXI (Lacos21) do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/UFAL), foi um dos aprovados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2024, do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), evento que promove a divulgação da ciência por meio de iniciativas inovadoras. Produzido por uma equipe multidisciplinar, de Ciências Biológicas, Comunicação, Design e Pedagogia, o projeto promove a importância da preservação da Caatinga, um dos biomas mais ricos em biodiversidade.

Nos dias 16 e 17, no período da manhã, e 18, durante a manhã e a tarde, crianças de escolas públicas de Arapiraca, Pilar e Maceió terão a oportunidade de participar de uma programação especial que inclui a exibição de uma animação nas telas de um cinema. Nessa primeira etapa do projeto, serão contempladas cerca de 500 crianças, que além do cinema, participarão de uma exposição de animais da Caatinga, fornecidos pelo Museu de História Natural da Ufal e pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas. As crianças também receberão as cartilhas educativas e lanches, para uma experiência completa.

Voltado para o público infanto-juvenil, as ações e produtos foram desenvolvidas buscando o ensino através do lúdico, facilitando a absorção do conhecimento científico, o projeto busca também criar uma conexão emocional entre os participantes e o bioma, reforçando a ideia de que a preservação é uma responsabilidade de todos e que deve ser realizada desde a primeira infância.

O projeto conta com diversos materiais educativos que exploram a fauna e a flora da Caatinga de maneira lúdica e interativa. Entre os principais produtos está uma animação de 40 minutos, intitulada “Cante e se Encante com a Caatinga”, na qual os protagonistas são animais típicos do bioma, em uma jornada de descobertas que revela a beleza e a importância da preservação deste ambiente único. Cada personagem homenageia uma personalidade voltada à cultura alagoana, como a mestra Zeza do Coco, Nelson da Rabeca, Mestre Verdelinho, Joana Gajuru, dentre outros, além de explorar ritmos e rimas tipicamente nordestinos.

Além disso, foram desenvolvidos cartilhas que auxiliam no ensino e na absorção do conhecimento: um livro de colorir, de nome “A Cor da Caatinga”, que incentivam as crianças a conhecerem e valorizarem a fauna e flora da região e uma série de atividades e jogos reunidas na “Coleção da Caatinga”.

“A Caatinga, frequentemente percebida como um bioma árido e sem vida, é, na verdade, um dos mais ricos do Brasil em termos de biodiversidade. Nosso objetivo é ensinar as crianças sobre as belezas deste bioma, único exclusivamente brasileiro. A falta de conhecimento faz com que muitos cacem os animais, ou colaborem para a degradação do meio ambiente. Nosso projeto vai conscientizar sobre a sua importância, mostrar a sua riqueza, incentivar sua preservação e resgatar o sentimento de pertencimento e orgulho do nordestino. Muitas dessas crianças nunca foram ao cinema, e buscamos proporcionar uma experiência mágica, já que o aprendizado através do lúdico é importante para o pensamento crítico infantil.”, contou Luana Almeida, uma das coordenadoras do projeto.

 

Preparação 

Durante a semana, as crianças participantes responderam questionários para avaliar seu conhecimento prévio sobre o bioma e, posteriormente, responderão o mesmo questionário. O objetivo é observar o impacto das atividades no aprendizado dos estudantes.

Focar no lúdico facilita a absorção do conhecimento científico. As crianças, ao brincar, conseguem compreender e memorizar melhor conceitos como biodiversidade, conservação e a importância dos animais e plantas da Caatinga. Este tipo de abordagem torna o conhecimento acessível e cria uma conexão emocional entre os participantes e o bioma, reforçando a ideia de que a preservação é uma responsabilidade de todos.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 

A SNCT é um dos eventos mais importantes do Brasil voltados à divulgação científica. Promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a SNCT tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo o conhecimento científico de forma acessível e inovadora. Em 2024, o evento tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Este ano, o evento acontece entre os dias 14 a 20 de outubro, tendo sido selecionadas ações inovadoras, que visam ensinar conhecimento científico de maneira sustentável, que poderão ser replicadas ao longo de um ano.

 

Parcerias 

A iniciativa conta com parcerias importantes, incluindo Alagoas Ambiental, o Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas, o Centro Cultural Arte Pajuçara, o Instituto Ayni, o Instituto SOS Caatinga, as Prefeituras Municipais de Maceió e Arapiraca, a ATTO escola de teatro musical, o Museu de História Natural da UFAL, a CDBar e o Grupo Coringa, que se unem para garantir o sucesso do projeto.