O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque, secretário de Saúde de Jundiá, visitou nessa segunda-feira (14) equipamentos de saúde do município de Anadia, a exemplo do Núcleo de Apoio à Oncologia que trata o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporciona a regulação necessária para garantir o tratamento humanizado e qualificado para os pacientes com câncer.

O titular do Cosems-AL conheceu ainda o Pronto Atendimento 24h, Unidade Básica de Saúde (UBS), Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e o Núcleo de Apoio à Oncologia. “Tivemos a oportunidade de conhecer toda estrutura da SMS de Anadia e o quanto o município evoluiu nesse aspecto por apostar que essa é a missão da gestão municipal de Saúde. Nós que fazemos o Cosems-AL ficamos satisfeitos porque o nosso papel é se aproximar cada vez mais dos municípios e contribuir para a evolução da saúde em cada recanto de Alagoas, já que entendemos que o Cosems somos todos nós”, reforçou Rodrigo.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Tenório, apresentou ao titular do Cosems-AL os avanços versus desafios da Gestão que, segundo ela, conta com equipe comprometida com a saúde pública. “Estou há mais de seis anos à frente da pasta e temos atuado com responsabilidade e dedicação em todas as áreas”, destacou a secretária de saúde, acrescentando que o município tem proporcionado à população inúmeras especialidades, a exemplo da Neuropediatria, com atendimento de crianças no Centro de Autismo Ambulatorial/TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A SMS de Anadia dispõe ainda de hematologista que, de acordo com Sônia, facilita o tratamento dos pacientes oncológicos; além de ofertar exames como endoscopia e cardiológicos, proporcionando o bem-estar do usuário do SUS que não precisa se deslocar para Maceió para fazê-los. A secretária destacou a parceria do Cosems-AL junto aos municípios. “A visita do presidente Rodrigo para conhecer nossas estruturas mostra o envolvimento e compromisso do Colegiado e de que somos um elo da mesma corrente”, completou.