Muitos empreendedores caem na armadilha de acreditar que suas ideias e conceitos de produto são o que o mercado precisa. No entanto, a verdadeira essência do sucesso de um negócio não reside no que o empreendedor acha que faz sentido para ele, mas sim no que o cliente deseja. Steve Jobs, um dos grandes visionários da tecnologia, disse certa vez que “as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a elas”. De fato, em alguns momentos, é preciso apresentar algo inovador que desperte o desejo do cliente. Mas o ponto de partida deve ser sempre a necessidade e o anseio de quem está do outro lado do balcão.

O foco do empreendedor deve ser guiar o cliente em sua jornada de consumo, oferecendo algo que vá além das expectativas. E não se trata apenas de vender produtos ou serviços, mas de criar uma experiência encantadora que fidelize. Em um mercado cada vez mais competitivo, o diferencial não está apenas no preço ou na qualidade do produto, mas em como o cliente se sente ao consumir e interagir com a sua marca.

Quando um cliente traz uma reclamação ou problema, o empreendedor deve se colocar no lugar dele. A pergunta “e se fosse comigo, como esperaria a solução?” pode guiar uma resposta que vai além da simples resolução técnica do problema, levando à criação de uma experiência memorável. Essa visão empática é crucial para construir um relacionamento de longo prazo com o cliente.

Além disso, muitas empresas ainda confundem “foco no cliente” com “foco do cliente”. O foco no cliente implica em atender suas necessidades básicas, enquanto o foco do cliente vai além disso: é entender o que o cliente valoriza, suas expectativas, e como ele percebe o valor do que está sendo ofertado. Entender essa distinção pode ser a chave para o sucesso em um mercado saturado.

Por fim, compreender as diferentes jornadas do cliente e para o cliente é fundamental. Cada interação, cada ponto de contato, cada necessidade deve ser abordada com a intenção de criar uma experiência que faça o cliente voltar. A perpetuidade de um negócio depende, em grande parte, de como o empreendedor se adapta às mudanças e demandas do mercado, sem nunca perder de vista aquilo que é mais importante: a satisfação do cliente.

O desafio, portanto, é constante. E a pergunta a ser feita, todos os dias, deve ser: como posso fazer meu cliente se sentir não apenas satisfeito, mas encantado?