No próximo dia 31, na Sala de Música do Complexo Cultural Deodoro, das 18h às 22h, a cantora Mel Nascimento irá lançar o aguardado videoclipe de sua música “Semente”, uma composição em parceria com Thacya Clédina e Arnaud Borges, que faz parte do álbum Força de Mulher lançado em 2021. O videoclipe está sendo financiado pela Lei Paulo Gustavo através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa- SECULT/AL e por isso garante ao público entrada franca.

Mel explora a conexão entre a vida, a luta e a missão de ser mulher negra, com versos que evocam uma jornada de autoconhecimento e transformação, tudo isso atrelado à performance singular de Luh Turbantes. Juntas, Mel Nascimento e Luh Turbantes trazem uma forte mensagem de resistência associada à ancestralidade e à essência de uma identidade forjada em batalhas históricas e pessoais.

O vídeo clipe foi dirigido por Madlene Delfino e gravado no Axé Pratagy, espaço que tem o objetivo de promover a cultura negra nas mais variadas formas. Coordenado e organizado pelo Babalorixá Célio Rodrigues, o Axé Pratagy é primeiro museu a céu aberto da cidade de Maceió e se apresenta como um espaço religioso, educativo, turístico e cultural de acolhimento, formação, preservação e manejo das tradições de matriz africana.

Na ocasião, também haverá o lançamento da obra “Guia de Materiais para uma educação antirracista”, organizado por Débora Massmann e Célio Rodrigues (Publicado pela Batuque Editora).

 

MINI BIO

MEL NASCIMENTO é graduada em música UFAL. Já ganhou alguns prêmios através de editais FUNARTE, MinC, SECULT/AL e Fundação Cultural Palmares. Mel fez show no Festival de inverno de Garanhuns-FIG, no Carnaval Multicultural do Recife e no São João de Caruaru/PE. Participou das audições para Musical Dona Ivone Lara SP. Em 2021, lançou o seu segundo álbum, intitulado Força de Mulher, álbum este que foi pré- selecionado para o Grammy Latino 2021, como melhor álbum de rock e música alternativa em língua portuguesa, além de ter músicas classificadas para a 42° edição FEMUCIC, no 51° FENAC, na 15º FEJACAN-SESC/PR). Em 2021, Mel Nascimento ganhou o 1o Lugar em dois festivais nacionais, o VII FECANT-PA e o 48o FLIC-SC. Em 2022, numa parceria com o pernambucano Herbert Lucena, lançou o álbum Sincopadamente Jacinto e, com este trabalho, eles conquistaram o 12° Prêmio da Música de Pernambuco na categoria Álbum Cultura Popular. Em 2023, Mel ganhou o Prêmio Profissionais da Música em Brasília, na categoria cantora-nordeste. Atualmente, ela se prepara para lançar dois videoclipes, “Semente” e “Ô Mulé”, ambos financiados pela Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do Clipe musical Semente, da cantora Mel Nascimento. (Na mesma oportunidade será lançado o “Guia de Materiais para uma educação antirracista”).

Dia: 31/10, quinta-feira

Onde: Sala de música do Complexo Cultural Deodoro

Horário: das 18h às 22h

Entrada franca.