Passadas as eleições municipais, o prefeito JHC e o governador Paulo Dantas, devem se movimentar com o objetivo de fortalecer seus respectivos aliados.

O prefeito JHC que saiu muito fortalecido do pleito em 2024 acomodará alguns suplentes de Vereadores que não foram eleitos.

A mesma coisa fará Paulo Dantas, que tentará ir mais forte para o pleito de 2026 com apoio dos seus aliados.

JHC poderá nomear em uma Secretaria o Delegado Thiago Prado do PP, para que o seu primeiro suplente e fiel apoiador João Catunda assuma.

Também poderá nomear em Secretarias, de dois a três Vereadores eleitos do PL, para que até três suplentes assumam. Que seriam Caio Bebeto, Neto Andrade e João Tigre. Alguns que foram eleitos tem experiência com gestão pública e já foram secretários. São eles Eduardo Canuto, Marcelo Palmeira, Jeannyne Beltrão e Jonatas Omena.

Pelo lado palaciano, dois suplentes de Vereadores fiéis saem na frente, que são eles Fernando Holanda MDB e Charles Hebert da Federação.

O palácio pode nomear Kelmann de volta para Seprev, com isso Holanda assumiria e nomearia também, a Vereadora mulher mais votada de Alagoas, a Teca Nelma, na Secretaria de Pessoas com Deficiência, ou na Secretaria da Mulher e Direitos Humanos que já tem uma Secretária do próprio PT.

Existe também a possibilidade de nomear ex-gestores municipais jovens, de cidades do interior, o caso de Cacau de Marechal Deodoro e de Olavo Neto de Murici, que a partir de 2025 estarão sem mandatos.

Com essas mudanças, os dois sairiam fortalecidos para 2026, e valorizariam seus aliados. Vamos aguardar!