A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu neste domingo (13) uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa aconteceu na chamada Rua Fechada, na praia da Ponta Verde, orla de Maceió, e faz parte da programação em alusão ao Outubro Rosa, campanha que busca conscientizar e alertar a população sobre a doença.

Foram ofertados atendimentos médicos com encaminhamentos para realização de exames clínicos das mamas, agendamentos de mamografias e de inserções de dispositivos intrauterinos (DIU), ambos assegurados na Rede Estadual de Saúde. Também foram realizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, além de sessões de massoterapia e aulas de zumba e alongamento para quem passou pela orla de Ponta Verde. 

 


O secretário-executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, representou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, no evento e destacou as ações realizadas para levar orientações e informações para as mulheres.

“Nosso intuito sempre é salvar vidas, atuando na prevenção. Nosso secretário Gustavo, a pedido do governador Paulo Dantas, não tem medido esforços para fazer mais campanhas educativas. Neste mês, nós abordamos a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a Rede Estadual de Saúde oferece todo suporte necessário, desde os exames iniciais até o tratamento”, afirmou. 

 


A coordenadora estadual de Oncologia, médica oncologista Rafaella Toledo, chamou atenção para a importância do diagnóstico precoce.

“A gente sabe o quanto é difícil enfrentar um câncer, mas quando ele é descoberto logo no início, a gente consegue ter uma resposta muito melhor ao tratamento. Por isso que sempre batemos na tecla da realização periódica dos exames de mamografia a partir dos 40 anos, assim conseguimos rastrear o surgimento de qualquer tumor. Outubro é o mês dedicado à causa, mas o Governo Paulo Dantas tem priorizado esse tema durante todo ano”, disse. 

 


A psicóloga Verônica Rocha estava caminhando pela orla de Ponta Verde e aproveitou para participar da ação. “A gente sabe que tem que fazer os exames periódicos, mas pode acabar esquecendo por causa da correria do dia a dia. É muito importante que ações como essa sejam realizadas, pois não só chama a atenção para o tema, mas também oferece agendamentos para mamografia e outros exames. O governo de Alagoas está de parabéns por essa campanha”, frisou.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesau, Lavínia Rufino, explicou que o objetivo da ação é sensibilizar as alagoanas sobre a prevenção à doença.

“Dedicamos todo esse mês ao movimento Outubro Rosa. Nosso objetivo é atuar no diagnóstico precoce, que salva a vida de muitas mulheres acometidas pela doença. Vale lembrar que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Por isso, ações como essa são muito importantes”, ressaltou.

O evento não foi só abraçado pelas alagoanas. Diversas turistas que passavam pela orla de Ponta Verde também participaram da ação. A aposentada Luzia Antunes, de Belo Horizonte, elogiou a iniciativa. “É muito bom ver que as autoridades de saúde têm se preocupado com essa questão tão sensível, que é o câncer de mama. Fico muito feliz em saber que aqui em Alagoas as mulheres têm fácil acesso a exames e ao tratamento”, contou.