O Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12 de outubro, é um símbolo de homenagem para todas as crianças e, este ano, a data é celebrada com a marca de 61 creches Cria inauguradas em Alagoas, atingindo a cobertura educacional infantil em 12.200 vagas pelo estado, que já possui mais de 50% dos seus municípios com equipamentos educacionais cedidos pelo estado.
Com a última entrega realizada na cidade de Junqueiro, o governador Paulo Dantas segue ampliando a cobertura educacional no estado. Até agora, já são 61 creches inauguradas em 56 municípios, totalizando um investimento em todas as creches concluídas, sejam elas inauguradas ou não, de mais de R$ 280 milhões.
A importância dessa iniciativa governamental é sentida de norte a sul, principalmente nos lares familiares onde essa ação ajuda os pais a conseguirem trabalhar e realizar suas atividades do dia a dia, como é o caso de Josilene Luciana da Silva, mãe de dois meninos de 3 e 4 anos que frequentam a creche Cria grota do cigano, primeira creche Cria da capital alagoana.
“A criação da creche Cria mostra a importância que é termos nossas crianças estudando e mantendo também uma boa interação entre elas. A comunidade precisava muito dela, então ela chegou em uma hora muito boa para a gente. Como eu não tenho uma rede de apoio, colocar meus filhos na creche facilitou muito o meu dia a dia, pois me possibilitou fazer outras coisas nesse período que eles estão estudando. Como ir a consultas, para academia e, claro, realizar os afazeres de casa também”, disse.
A mãe também reforçou a importância de equipamentos como esse existirem, uma vez que estão dando oportunidades para crianças que possivelmente não teriam. “Tem muitas comunidades em Maceió, como a nossa, em que as crianças não têm acesso ainda a uma creche tão boa assim. E seria muito importante para esses pais ter essa segurança em deixar seus filhos com pessoas confiáveis e recebendo um bom ensino e uma alimentação saudável”, contou.
A opinião de Josilene também é compartilhada por Laura Eliza, mãe do pequeno Raphael, de 4 anos de idade, que estuda na creche Cria da grota do Cigano desde fevereiro. Para Laura, a creche desempenha um papel fundamental na formação de vínculos e na socialização do pequeno, que fica junto a outras crianças em um lugar seguro, confiável e com profissionais capacitados.
Laura também reitera a necessidade de mais creches em Maceió, uma vez que a carência pelo equipamento é grande. Ela explica que diariamente precisa se deslocar do bairro do São Jorge para levar seu filho para a creche Cria, pela falta de outros equipamentos educacionais na capital.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, a entrega das creches é um dos compromissos do governador Paulo Dantas com as crianças alagoanas, permitindo um lugar de aprendizado, alimentação de qualidade e acesso a programas governamentais.
“Atingir a marca de 61 creches entregues é um feito muito incrível para nosso governo, e mais incrível ainda se pensarmos que isso é apenas o começo, porque temos a pretensão de entregar ainda mais. São 200 creches que serão entregues até o final do mandato do nosso governador. Para esse ano, além da entrega das 61, já temos previstas mais 3 até o fim do ano. Isso é um marco para o governo e para as crianças alagoanas”, destacou a secretária.
Além da entrega do prédio todo equipado, o Governo de Alagoas segue ainda com ações e investimentos para a qualificação e formação profissional dos funcionários que atuam na educação das crianças. Após a entrega do equipamento, os profissionais da creche passam por uma formação através do “Circuito Formativo”, um dos projetos do Cria, onde são capacitados em técnicas de ensino para fortalecer a educação infantil.
Empregos gerados
Além do fortalecimento da educação, as creches também desempenham um papel fundamental na formação de novos empregos em Alagoas. Ao todo, quando as 200 creches forem entregues, serão gerados cerca de 10 mil empregos diretos. Até o momento, 3.050 empregos já foram gerados pelos esforços do governo de Alagoas.
“Eu costumo dizer que o trabalho feito no Cria é um trabalho em conjunto com várias frentes, porque aqui trabalhamos por todos. Além da educação, da alimentação de qualidade e do compromisso com a qualidade de vida, as creches também geram novos empregos no momento da construção e após o término dela. Isso sem contar que os pais que deixam seus filhos na creche conseguem mais tempo para trabalhar. É um desenvolvimento em conjunto”, explicou a secretária.