A gestão do prefeito de Maceió, JHC, efetivou uma série de ações voltadas ao desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida das crianças da capital alagoana. Com foco na educação, lazer e saúde, a prefeitura assegura avanços em áreas essenciais para o bem-estar da população infanto-juvenil, sobretudo aos que viviam em situação de vulnerabilidade social e viram a vida se transformar com os investimentos do poder público municipal.

 

Um dos principais destaques da gestão é o programa Gigantinhos, voltado para crianças de 0 a 6 anos, que oferece educação em tempo integral com seis refeições diárias, em diversos bairros da cidade, beneficiando mais de 10 mil crianças. Já é o maior programa de creches da história de Maceió.

 

"O Gigantinhos não é apenas um programa educacional, é uma iniciativa com impactos sociais relevantes para a cidade. Oferecemos estrutura física e protocolos que promovem o desenvolvimento adequado das crianças na primeira infância, permitindo que muitas mães possam trabalhar, estudar e lutar por uma vida melhor, tendo a tranquilidade de deixar os filhos numa creche da prefeitura, para receber o cuidado da educação em tempo integral”, afirma JHC.

 

Com a ampliação das vagas em creches, que mudaram a realidade da educação municipal, o Gigantinhos se tornou referência nacional, sendo visitado por gestões de outros estados interessados em replicar a estratégia.

 

"Nós oferecemos 10 mil vagas em creches, numa cidade que até pouco tempo sofria com a ausência dessas vagas. Cada criança tem a oportunidade de crescer em um ambiente amoroso e seguro, garantindo um futuro promissor", ressalta JHC.

 

Além do Gigantinhos, a gestão investe na climatização das escolas, destinando mais de R$ 22 milhões para projetos de requalificação da rede elétrica, visando climatizar escolas e creches da rede municipal. Ao todo, 32 projetos já estão em execução, garantindo ambientes mais confortáveis para 55 mil alunos e melhores condições de trabalho para professores e funcionários.

 

O fardamento escolar gratuito já foi entregue a todos os alunos da rede pública, garantindo igualdade e dignidade às crianças. "É um compromisso da gestão oferecer não só infraestrutura, mas também todos os recursos necessários para que as crianças se sintam acolhidas e motivadas a estudar", pontuou o prefeito.

 

No setor de saúde, JHC inaugurou, em julho deste ano, a primeira maternidade pública municipal no Hospital da Cidade. O espaço conta com 41 leitos, incluindo 10 de UTI Neonatal, e já atendeu mais de 240 gestantes, resultando em 154 nascimentos.

 

Um marco na vida das crianças tem sido a revitalização dos espaços de lazer, antes abandonados em gestões passadas, como o Parque da Centenário, no Farol, Parque Esportivo do Benedito  Bentes e a Praça Santa Ana, na Serraria. O investimento promove a convivência comunitária e o bem-estar dos maceioenses.

 

Para  incentivar a prática esportiva e o fortalecer a convivência social de crianças, jovens e adolescentes, JHC também determinou a construção de 60 arenas esportivas, as Areninhas, em diversos bairros da capital.

 

Fonte: Assessoria