Duas ótimas matérias da competente colega Vanessa Alencar, do Cadaminuto, mostram muito bem o respeito (?) que os deputados estaduais, na grande maioria, têm pelo povo alagoano.

Eles deixaram passar as eleições para aprovar dois projetos que farão muito bem aos seus bolsos.

Não que tivessem qualquer preocupação com a chamada “opinião pública”, nada disso, mas durante a campanha não dava para zombar do eleitor – agora dá.

De autoria do deputado Bruno Toledo, o faz-tudo de Marcelo Victor, o projeto que aumenta em 50% o valor das emendas já havia sido mostrado aqui, no primeiro semestre.

A ideia era deixar a aprovação para depois – e o depois chegou!

Não bastasse a zombaria, eles aprovaram em sessão extraordinária o Projeto de Lei 1104/2024, que cria o auxílio-alimentação e o auxílio-transporte para servidores comissionados - ocupantes dos cargos de secretário parlamentar e assessores administrativos.

Ou seja: é só para a turma de casa (da “casa” deles).

Os parlamentares estão cansados de saber que podem fazer o que quiserem – nada lhes acontecerá, e eles continuarão rindo “porque rico ri à toa” (Vinicius de Moraes).

Como disse o hoje senador-ministro Renan Filho, logo após emplacar a esposa no melhor cargo público do mundo, que paga muito e exige nada de trabalho (um escárnio!): daqui a três meses ninguém vai mais lembrar.

O botão?

“Exploda-se!”