A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio de nota, lamentou nesta terça-feira (7) a retirada dos totens de videomonitoramento do Estado pela Prefeitura de Maceió.

Os equipamentos de segurança, instalados pela secretaria na Praça Multieventos, em Pajuçara, e no Corredor Vera Arruda, em Jatiúca, fazem parte de um conjunto de 10 dispositivos destinados a intensificar as ações de segurança preventiva em diversos bairros de Maceió.

Em nota, a SSP/AL afirmou que o plano de instalação foi apresentado à Prefeitura em agosto de 2023, mas não houve retorno por parte da gestão. 

“Desde agosto deste ano, apresentamos o plano de instalação à municipalidade, informando inclusive os locais de fixação. Desde então, não recebemos nenhum retorno, apesar da urgência e da importância da nova tecnologia para a tranquilidade da população”, disse a secretária.

A pasta também destacou que, embora a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã tenha levantado questões sobre o uso de energia pelos equipamentos, a empresa responsável pela criação e instalação, Teltex Tecnologia, é habilitada pelo Estado e possui contrato de fornecimento com a Equatorial.

Além disso, a SSP/AL pediu a compreensão das autoridades municipais e reafirmou seu compromisso com o avanço da segurança pública na Capital. 

“A SSP reitera a necessidade de pleno funcionamento do sistema de câmeras, para assim continuar aprimorando o trabalho de proteção das pessoas. Portanto, solicita a compreensão das autoridades municipais no sentido de contribuir com esse avanço nas ações de Segurança Pública do Estado em nossa Capital”, acrescenta.

 

Confira a nota na íntegra: 

"A Secretária de Segurança Pública de Alagoas lamenta o ato da Prefeitura de Maceió de retirar os totens de videomonitoramento do Estado, fixados na Praça Multieventos, na Pajuçara, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Eles integram um conjunto de 10 equipamentos que irão intensificar as ações de segurança preventiva em Maceió.

Informa que, desde agosto do ano em curso, apresentou o plano de instalação à municipalidade, dando conhecimento inclusive dos locais de fixação. Desde então não recebeu nenhum retorno, apesar da urgência e da importância da nova tecnologia para a tranquilidade da população.

Repele, desde já, a insinuação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, de suspeição sobre o uso da energia pelo referido sistema de videomonitoramento, quando a empresa Teltex Tecnologia, habilitada pelo Estado para instalação, possui contrato de fornecimento pela Equatorial.

A SSP reitera a necessidade de pleno funcionamento do sistema de câmeras, para assim continuar aperfeiçoando mais o trabalho de proteção das pessoas. Portanto, solicita a compreensão das autoridades municipais, no sentido de contribuir com mais esse avanço do trabalho da Segurança Pública do Estado em nossa Capital."