O promotor eleitoral, Thiago Chacon, da 55ª Zona Eleitoral, informou que um procedimento será aberto na tentativa de identificar os responsáveis por um “derramamento de santinhos”, especialmente nas proximidades de escolas, em Arapiraca. O promotor requisitou aos colégios eleitorais registros de câmeras de segurança para identificar quem cometeu a infração, na madrugada deste domingo (6).
Por meio da assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado (MP-AL), Thiago Chacon destacou que a ocorrência traz dois problemas considerados graves: o primeiro, a possibilidade de urna indireta, pois apesar de não pedirem o voto, porque caracteriza crime, a ideia é de que as pessoas peguem as imagens e votem naquele candidato.
O segundo problema apontado por ele diz respeito a questão ambiental, urbanística, já que os papéis acabam entrando nos bueiros gerando entupimentos e alagando as ruas quando chove.
“Trata-se de um fato isolado e tudo será apurado com procedimentos próprios, vamos identificar os responsáveis, mas, isso não comprometerá a lisura da eleição que está transcorrendo muito bem”, completou, acrescentando que, “em comparação a outras cidades, Arapiraca está dando exemplo de eleição democrática, limpa e sem nenhum de problema maior que possa acarretar desequilíbrio no pleito”.
O MP eleitoral já solicitou ao Município, ainda neste domingo, a limpeza das ruas nas proximidades das maiores escolas.
Na capital do Agreste, quatro nomes concorrem à majoritária pelo Psol, PL, PSDB e MDB. Já para as 19 vagas na Câmara de Vereadores, há 226 concorrentes.
Pleito tranquilo
Em Arapiraca, devido ao número considerável de eleitores, as inspeções pelo Ministério Público Eleitoral foram intensificadas. Além de Thiago Chacon, o promotor eleitoral José Neto, da 22ª Zona Eleitoral, também atua no local.
“Por ser uma cidade com mais de 155.991 mil eleitores aptos a votar, não tivemos problemas de intimidações ou ameaças entre os candidatos, nenhuma violência foi detectada nas ruas, a população está se dirigindo aos seus colégios sem desordem, sem boca de urna. Até o momento apenas o derramamento dos santinhos, com maior evidência nas proximidades das escolas, razão pela qual adotamos providência e abriremos procedimento para identificar algum carro ou cidadão responsável por isso”, finalizou Thiago.
Veja vídeo:
https://www.youtube.com/shorts/awrCw-aROlU
*Com Ascom MP-AL