O acesso à creche é um direito assegurado pela Constituição de 1988 à toda criança. Ou seja, a lei determina que todas as famílias que desejam uma vaga em uma creche pública, devem ser atendida. É isso que o candidato à prefeitura de Maceió, Rafael Brito, pretende assegurar com a construção de 30 novas creches na capital.
Atualmente, Maceió tem índices insuficientes de vagas. Dados do Censo Escolar de 2023 mostram que a capital matriculou apenas 2.375 crianças nas creches municipais de regime parcial e 1.168 em regime integral. Nas redes sociais da prefeitura, milhares de comentários de mães que se queixam que não conseguem vagas para seus filhos em creches.
A falta de priorização à Educação ficou explícita com a recusa da prefeitura de gerir a Creche Cria que atende atualmente 200 crianças da comunidade da Grota do Cigano, sendo a primeira creche do Brasil administrada por um Governo do Estado.
“Embora a atribuição pela Educação Infantil seja da administração municipal, quando estava à frente da Secretaria de Educação nós inauguramos 52 creches Cria em todo o Estado, dentro do Programa Criança Alagoana (Cria) para juntar forças, priorizar a primeira infância e avançar nos indicadores”, disse Rafael Brito.
Ainda de acordo com o candidato, Rafael pretende construir 30 novas creches em toda a capital, com berçário e educação infantil. “Nós queremos garantir o acesso à educação a todas as crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, em toda Maceió. Isso é possível, é só ter vontade política e compromisso com a educação”, concluiu o criador do Cartão Escola 10 que inspirou o Programa Federal Pé-de-Meia.