O Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas foi criado, em setembro de 2022, no auge da campanha política para ressignificar, valorizar o protagonismo e dar voz às mulheres pretas, de uma periferia indiferençada pelas políticas públicas.

É presidido pela militante  Vania Gatto, cuja trajetória de vida é cheia de  aprendizados e partilhas.

O CONSEA é o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculado a SEMAS e tem  competência consultiva, propositiva e fiscalizadora de verbas ou recursos de fundo, projeto, plano ou programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no município de Maceió e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

E na quarta-feira, 02 de outubro, a SEMAS  coordenou a eleição para as instituições  aptas a integrar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Maceió) e o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas/ Instituto Amigos da Periferia, como participante foi eleito, por unanimidade absoluta de votos.

Obtive  a primeira colocação, tipo unanimidade!

A representatividade é singular e fundamental, porque as mulheres pretas estão entre as principais vítimas da insegurança alimentar no Brasil.

O Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas segue escrevendo sua história, com o apoio do Instituto Raízes de Áfricas e Jó Pereira.

Que legal, né?