O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) estará de plantão nos dias 5 e 6 de outubro, sábado e domingo, para receber denúncias de assédio eleitoral na véspera e no dia das eleições municipais. Um telefone exclusivo foi disponibilizado para que trabalhadores possam denunciar práticas ilegais sem a necessidade de se identificar.

Trabalhadores que sofrerem assédio eleitoral podem denunciar pelo número (82) 3201-5086. O objetivo do MPT é proteger o direito democrático dos eleitores, evitando que empregadores influenciem ou intimidem funcionários a votarem, ou deixarem de votar em determinados candidatos.

Entre as práticas que configuram assédio eleitoral estão ameaças de demissão dependendo do resultado das eleições, obrigar o uso de uniformes com referência a candidatos, oferecer incentivos financeiros ou promessas de promoção em troca de votos, realizar reuniões para influenciar a escolha dos trabalhadores, ou impedir a locomoção dos empregados no dia da eleição, dificultando seu direito de votar.

A ação visa garantir um processo eleitoral justo, em que os trabalhadores possam exercer seu direito ao voto de forma livre e sem pressões externas.

 

*Com Ascom MPT-AL