Principal evento do Movimento dos Povos das Lagoas, o Mundaú Lagoa Aberta teve início há 7 anos com um projeto piloto no mês das crianças. Desde então, foram dezenas de edições sempre com programação para o público infanto-juvenil.

A edição de 2024 contará com rica programação de atividades culturais, brincadeiras e ações visuais para crianças, adolescentes e também para o público em geral.

Em especial, ampliando a comemoração ao mês das crianças, o evento vai iniciar às 10h com um mutirão de arte de rua, agitado pelo Coletivo Só1txow, colorindo e dando vida às paredes das redondezas do Monumento ao Milênio. Reunindo gerações diversas de artistas de rua, grafiteiros e grafiteiras vão levar sua arte para a beira da lagoa, celebrando a cultura alagoana periférica. Começando a partir das 10h30 também terá lugar mais uma atividade de Sopa de Letrinhas na Comunidade, com o Instituto Ecomanguaba.

Indo na mesma pegada acontecerá a Final Alagoana do Duelo Nacional de MCs 2024, que fecha a programação. Coordenada pelo artista e Produtor Cultural Diego Verdino, a etapa estadual nesse dia 05 de outubro acontece a partir das 14h, no Monumento ao Milênio, bairro Vergel do Lago, beira da Lagoa Mundaú, junto com o Movimento dos Povos das Lagoas no Mundaú Lagoa Aberta.

Desde sua criação, em 2017, o Mundaú Lagoa Aberta, para além da arte e da cultura, busca ser uma forma de intervenção urbana que estimule a consciência crítica, além do fomento à sociabilidade positiva e produtiva na região Lagunar, importante área à margem da capital Maceió.

Em um lugar onde aconteceu o maior crime ambiental urbano da história, e em meio à hostil especulação imobiliária, o Mundaú Lagoa Aberta questiona: por que a orla marítima da capital alagoana é tão valorizada, enquanto a orla lagunar - na mesma cidade e com o mesmo potencial de geração de renda - é invisibilizada e negligenciada pelo poder público? Essa pergunta é antiga na beira da lagoa.

Nesse terreno de disputa, no pique de guerrilha cultural, celebramos o hip hop, o freestyle de rua e as batalhas de improviso de Alagoas!

O processo de seletivos escolheu @s melhores MCs do estado em 2024, então convidamos geral pra fortalecer a energia do bom combate de improvisos com as melhores ideias/rimas!

A programação completa do Mundaú Lagoa Aberta também contará com Roda de Diálogos com o tema: Por uma política de redução de danos na Comunidade. Fincando sua metodologia no pertencimento, que é um caminho dentro da redução de danos, terá a mediação do Movimento dos Povos das Lagooas e de Amaro Jorge da Silva, do Instituto Internacional Afroorigem - Inaô e participação do Coletivo Liamba, representado por Letícia Ravelly, e da Capoeira Engenho Velho. A perspectivia é de criação de um núcleo permanente de redução de danos composto por estes entes, trazendo possibilidades para inclusão de ações e projetos com foco na área das políticas públicas de apoio para os povos tradicionais maceioenses.

10:00 Mutirão de Arte de Rua com o Coletivo Só1txow a convite do Coletivo Nois Q Faiz

10:30 Sopa de Letrinhas com o Instituto Ecomanguaba

13:30 Abertura com Apresentação da Capoeira Engenho Velho + brinquedo e algodão doce para as crianças

14:00 Roda de Diálogos com o tema: Por uma política de redução de danos na Comunidade

15:30 Final Alagoana do Duelos de MCs Nacional 2024 - Coletivo Nois Q Faiz e Parceiros

Show Coletivo Guerrilha Poética

Serviço:

Evento: 45° Mundaú Lagoa Aberta no mês das crianças: Por uma política de redução de danos na Comunidade

Data: 05/10/2024

Horário: A partir das 10h

Local: Monumento do Milênio, Vergel do Lago, Maceió/AL

Mais Informações:

@movimentodospovosdaslagoas