A orla lagunar de Maceió vai receber neste sábado (05) a final alagoana do Duelo de MC’s Nacional 2024, o maior campeonato brasileiro de rimas improvisadas, que há mais de 10 anos classifica um Mc de cada estado para disputar a grande final da competição em Belo Horizonte (MG).

Por aqui, o evento que acontece pelo quarto ano consecutivo em Maceió, organizado pelo Coletivo Nois Q Faiz, dessa vez vai ser realizado na Praça do Monumento ao Milênio, na Av. Sen. Rui Palmeira, Vergel do Lago, ao lado do Campo do Cosmo, na orla lagunar, bairro do Vergel.

A atividade, aberta ao público, tem início a partir das 15h e integra a programação da 45ª edição do projeto Mundaú Lagoa Aberta, iniciativa coordenada pelo Movimento dos Povos das Lagoas.

De acordo com Diego Verdino, membro do coletivo Nois Q Faiz, idealizador da Batalha Marginal e realizador local do Duelo, o evento tem como propósito principal inserir o estado em um panorama nacional das batalhas de rima, ao mesmo tempo em que busca agregar diferentes pessoas num espaço plural e de estímulo à participação mais efetiva por parte do público e dos artistas alagoanos.

“Desde 2016, Alagoas tá na disputa entre os melhores e as melhores MC’s do país, participando do Duelo de MCs Nacional. Essa amplitude e força que o Nacional traz no combustível pra cena local, é muito importante na formação de diversos jovens, que têm nas batalhas de rima seus principais espaços de socialização, direcionamento moral e criativo das suas atitudes. As pessoas que frequentam as ‘rodas’, aprendem e compartilham aprendizados, de forma horizontal e democrática, amadurecendo o senso crítico e compartilhando informações por meio de rimas improvisadas. Além disso, nosso objetivo é ocupar a orla lagunar com um importante evento para a cultura local, ao passo em que ampliamos o contato com a comunidade do bairro e expandimos a atuação do Movimento dos Povos das Lagoas, do qual o Nois Q Faiz é integrante”, pontuou.

Ao longo dos últimos meses diversas batalhas de rima das cidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos foram palco para a realização de etapas seletivas do Duelo de MC’s Nacional 2024 aqui no estado. Essas seletivas que reuniram Mc’s de várias cidades, serviram de fases classificatórias para a grande final alagoana que irá contar com a participação de 16 Mc’s, tanto da capital quanto do interior, além do DJ Felipe Vieira e show do coletivo Guerrilha Poética.

 

Final Alagoana do Duelo de MCs Nacional 2024

Serviço:

5 de outubro

15h, Com DJ Felipe Vieira e show do Coletivo Guerrilha Poética

Na Praça do Monumento ao Milênio, Av. Sen. Rui Palmeira, Vergel do Lago