A presença do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do PL, em União dos Palmares, durou cerca de 30 minutos, mas foi o suficiente para consolidar uma parceria que promete reverberar nas eleições de 2026. Ao subir no mesmo carro que o ex-governador Mano, JHC deu sinais claros de que a aliança construída ali pode ser uma peça fundamental no tabuleiro eleitoral que está por vir.
JHC tem grandes chances de concorrer a um cargo majoritário em 2026, seja como candidato a governador ou senador, e sua movimentação em União dos Palmares já delineia apoios estratégicos para essa disputa. O provável candidato derrotado em União em 2024, Brunno Lopes (PL), que hoje enfrenta o favorito Júnior Menezes (MDB) nas urnas, deve alinhar-se a JHC no pleito estadual, reforçando a articulação.
Atualmente, Brunno Lopes marca cerca de 25% das intenções de voto em União dos Palmares, contra 62% de Menezes, que conta com o apoio do governador Paulo Dantas e do atual prefeito Kil, de quem é vice.
No entanto, a presença de pesos pesados como João Caldas, pai do prefeito, e o ex-governador Mano no palanque de Bruno Lopes evidencia que, embora enfraquecido em União, esse grupo é o que está escalado por JHC na Zona da Mata.