Cerca de 40% dos candidatos aprovados na prova escrita e prática do concurso dos cartórios de Alagoas já foram arguidos na fase oral do certame. A fase de arguição do concurso se iniciou no dia 05 de setembro e segue até 17 de novembro. 291 provas já foram realizadas.

Comissão organizadora, presidida pelo desembargador Marcelo Berthe do Tribunal de Justiça de São Paulo e composta por integrantes do Conselho Nacional de Justiça, realiza as arguições de quinta a sábado em dois turnos, atendendo 22 candidatos por dia, e no domingo em um turno, com atendimento a 14 candidatos.

Berthe explica que a expectativa é ter o resultado desta etapa ainda no mês de novembro e divulgar a lista final dos aprovados ainda este ano.

“A prova de títulos está sendo pontuada simultaneamente com as provas orais. De modo que antes de terminar as provas orais, nós pretendemos publicar o resultado dos títulos. Com a nota da prova oral, simultaneamente, vamos fazendo as médias e eu espero que a gente possa ter o resultado final logo depois, ainda em novembro”, explicou

O desembargador ainda destaca que por ser um concurso complexo e difícil, desperta muita litigiosidade entre os candidatos e tudo isso, porque envolve muitos interesses próprios, mas que todos os esforços estão concentrados em concluir as etapas no prazo definido.

“Tudo está andando bem  do jeito que tinha que ser. E a ideia é terminar o certame ainda neste biênio”, disse.

Após o resultado da prova de títulos e fase oral, serão realizadas as médias dos candidatos para divulgação da lista final por ordem de classificação. Em seguida, os aprovados poderão escolher em qual serventia irão atuar.