Os investimentos no setor imobiliário alagoano têm impulsionado o mercado de trabalho local. Campeã de valorização em 2023, de acordo com o Índice FipeZAP de Venda Residencial, realizado pelo DataZAP+A, a capital alagoana se consolida com um dos mercados imobiliários mais desenvolvidos no Brasil e registrou mais de 15% de valorização nos preços de casas, apartamentos e pontos comerciais.

Acompanhando a valorização do mercado imobiliário local, a liberdade de horários e comissões lucrativas aumentaram o interesse das pessoas pela profissão de corretor imobiliário. Só no ano passado, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) registrou um aumento de 8,28% no número de registro de novos profissionais. Em Alagoas, de acordo com o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), já são mais de 6 mil profissionais e a expectativa é que esse número continue crescendo.

E se depender da Valdirene Souza, essa será sim uma realidade. Com 40 anos e acumulando a experiência de quem já foi dona do seu próprio negócio, ela recebeu o convite de uma amiga para fazer o curso de corretor imobiliário. Iniciou no “mundo da corretagem” na MRV, em Maceió, em agosto de 2023, e após 7 dias de trabalho fez a sua primeira venda. Desde então, os resultados foram tão bons que em pouco mais de um ano, Val “trouxe” outros integrantes da família e hoje compartilha a rotina do corretor de imóveis com o marido Moacir Alves, 56 anos, e o genro, Mateus Ludovico, 21 anos.  

“Não podemos enxergar apenas um lado. Estou recalculando a minha rota,  fazendo a transição de carreira; atuo como corretor de imóveis na MRV desde janeiro deste ano e vejo a possibilidade de conseguir resultados surpreendentes”, explica Moacir.

Ex-jogador de futebol, Mateus fez toda a capacitação necessária e com o incentivo da sogra já alcançou os primeiros resultados em quatro meses de trabalho no escritório da MRV, em Maceió. “O mercado está aquecido, é promissor e os resultados são imediatos. Meu objetivo é investir na minha carreira e continuar alcançando o destaque”, afirma.

“Estigmas do passado que associavam a corretagem de imóveis a uma alternativa para quem não teve êxito em outras profissões estão desaparecendo. Atualmente, os profissionais reconhecem a possibilidade de alcançar sucesso financeiro, especialização e carreiras sólidas. Os corretores são essenciais para nosso mercado, é uma atuação em plena ascensão, com profissionais cada vez mais capacitados”, avalia Leandro Pinho, gerente comercial da MRV em Alagoas.

SOBRE A PROFISSÃO

Sérgio Cabral, presidente do Creci/AL, explica que para se tornar um corretor de imóveis é preciso ter idade a partir de 18 anos e fazer o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) e depois fazer o registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), que é a entidade que regulamenta a profissão.

A profissão Corretor de Imóveis é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530/1978, que determina que “compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.

VAGAS

Para atender essa demanda crescente, a MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, está credenciando corretores autônomos para reforçar e auxiliar o time comercial no atendimento personalizado de seus clientes. Para participar da seleção, é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias, além de ensino médio completo, vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, além de espírito empreendedor e comprometimento com o negócio.  Os interessados em saber mais sobre o processo seletivo devem entrar em contato pelo telefone (82) 3032-9300.