A Braskem realizou mais uma reunião do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), na sede da Associação dos Moradores do Alto da Saudade (AMAS), em Maceió, em alusão ao 28º ano de atuação do comitê. O CCC reúne representantes de associações e comunidades das regiões onde a empresa atua, membros da sociedade civil organizada e entidades governamentais para discutir temas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) relacionados às atividades das unidades de produção da Braskem em Alagoas.

Com 25 membros (titulares e suplentes), o Conselho Comunitário Consultivo da Braskem é um dos mais antigos em atuação no país, fundado em 1996. O Conselho foi criado para estabelecer vínculos entre a empresa e as comunidades, facilitando o diálogo e o compartilhamento de informações importantes acerca de temas como Saúde, Segurança e Meio Ambiente relacionadas às fábricas. Na próxima sexta-feira, o CCC celebrará seu aniversário, marcando quase três décadas de colaboração e diálogo contínuo.

O objetivo do Conselho é promover o intercâmbio de informações entre a Braskem e as comunidades do entorno, ampliando o conhecimento sobre o trabalho da empresa e as medidas de segurança adotadas em seus processos industriais. As reuniões, realizadas bimestralmente, incluem a apresentação dos resultados de SSMA da Braskem, além de campanhas, eventos, treinamentos, ações de responsabilidade social que são desenvolvidas pela empresa e palestras sobre temas de interesse dos conselheiros. 

“O CCC de Alagoas, além de ser um dos mais antigos em atuação no país, é reconhecido também como um dos mais atuantes no Brasil. Ter a possibilidade de trocar experiências, esclarecer dúvidas e manter o diálogo sempre ativo facilita o relacionamento, consolida a relação de transparência, confiança e respeito empresa/comunidade”, explica Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem em Alagoas.

Segundo Nilton Albuquerque, presidente da Associação dos Moradores do Alto da Saudade (AMAS) e membro do CCC, a integração com as comunidades é muito importante para manter esse vínculo. “Nós temos reuniões constantes, ficamos atualizados sobre tudo o que acontece na unidade industrial e sobre temas como saúde, segurança e meio ambiente. Além disso, nos integramos e passamos a conviver com as outras comunidades próximas para um objetivo em comum”, disse ele.

Entre os integrantes do CCC estão moradores das comunidades do Pontal da Barra, Trapiche da Barra, Vergel e Prado, representando Maceió e de povoados de Marechal Deodoro.