As pesquisas eleitorais em Marechal Deodoro indicam uma vitória confortável do candidato do MDB, André Bocão, no próximo domingo (6). Caso as pesquisas se confirmem, Bocão deve alcançar uma votação histórica, a maior deste milênio.
De acordo com a pesquisa Ibrape/CadaMinuto, divulgada nesta quarta-feira, o candidato do MDB tem 69% dos votos válidos nas intenções de voto, um número expressivo que supera o maior percentual já registrado, pertencente a Cristiano Matheus em 2012, quando obteve 60,81% dos votos. Cristiano Matheus (PL), hoje vice de Junior Dâmaso (Republicanos), foi prefeito em 2008 e 2012, mas atualmente é apontado como um dos principais responsáveis pela alta rejeição de Junior Dâmaso, que aparece com apenas 31%, configurando uma derrota acentuada.
O sonho de Cacau
O favorito Bocão pode realizar o sonho de seu aliado Cláudio Filho Cacau (MDB), atual prefeito, entregando a vitória expressiva que Cacau sempre almejou, já que venceu duas eleições com margens apertadas. É importante ressaltar, porém, que grande parte da larga vantagem de Bocão nas pesquisas se deve à alta aprovação da gestão de Cacau, que frequentemente ultrapassa os 80%.
A trajetória de Junior Dâmaso
Outro ponto que deve se confirmar no domingo é a quinta derrota de Junior Dâmaso na disputa pela Prefeitura de Marechal Deodoro. Sobrinho do ex-prefeito Danilo Dâmaso (2001-2004/2005-2007), Junior perdeu para Cristiano Matheus em 2008 e 2012, e depois para Cacau em 2016 e 2020. Desta vez, a derrota promete ser ainda mais expressiva.