No último domingo (29/09), o prefeito de Olivença, Josimar Dionisio (MDB), desrespeitou uma ordem do juiz Bruno Araujo Massoud, responsável pela 19ª Zona Eleitoral. A decisão judicial havia sido emitida a partir de um pedido da coligação “Olivença do Povo Volta a Sorrir”, formada pelos partidos Republicanos e Progressistas, que solicitou a separação de eventos de campanha para evitar conflitos entre os grupos políticos.
A decisão de número 4632/2024 estabeleceu que, no dia 29/09, a coligação “Olivença do Povo Volta a Sorrir” faria um comício no centro da cidade, enquanto a coligação “Com as Bençãos de Deus e a Vontade do Povo” realizaria seu evento na zona rural, em Fazenda Nova. O juiz enfatizou a importância de que os trajetos não coincidissem para garantir a segurança dos participantes.
No entanto, enquanto o candidato da oposição, Veio Duca (Republicanos), realizava uma caminhada em direção ao centro da cidade, Dionisio, em cima de uma caminhonete e acompanhado de seus apoiadores, decidiu seguir em direção ao mesmo bairro onde seus adversários estavam concentrados, desconsiderando a ordem judicial e colocando em risco a segurança da população.
Após uma intensa discussão entre a equipe jurídica da coligação “Olivença do Povo Volta a Sorrir” e a guarnição da policia militar, a carreata do prefeito foi redirecionada por outro caminho, evitando assim um possível confronto.