O último final de semana foi bastante movimentado em Penedo. O motivo? A realização do congresso médico Jornada Alagoana de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva e do projeto Experiência Cultura Nômade, eventos que geraram o excelente índice de 91% de ocupação nos melhores hotéis e pousadas da cidade.

A conquista da Jornada Alagoana de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva foi uma captação da Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC), que tem o objetivo de consolidar ainda mais o município como um destino ideal para a realização de eventos técnico-científicos.

De acordo com o Secretário de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, os investimentos da administração Ronaldo Lopes na infraestrutura da cidade e na divulgação do Destino Penedo já apresentam resultados importantes para a economia do município. 

“A Jornada Alagoana de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva foi um sucesso. Certamente, seus participantes irão retornar, com amigos e familiares, para uma estadia de lazer em Penedo, com mais tempo para aproveitar”, analisa o gestor da SETUREC.

A jornada médica e a experiência nômade trouxeram público e uso de outros serviços turísticos que o Destino Penedo disponibiliza, a exemplo dos receptivos. Fernando Peixoto, empresário do setor Passeios e Receptivos, diz que atendeu mais de 50 visitantes.

“Não tenho palavras para mensurar a satisfação que foi atender um grupo desse nível. Para a minha empresa, foi um final de semana super movimentado, pois consegui vender serviços turísticos como a jardineira, city tour e passeio de lancha”, disse Fernando, que destacou que os participantes, também, degustaram iguarias da região, a exemplo do jacaré, pilombeta, peixes e camarões.

Dr. Hebert Toledo participou da jornada e aproveitou o Destino Penedo. “Encontramos uma cidade maravilhosa, com sua história preservada, com seus monumentos recuperados e muito bem cuidados. O Theatro Sete de Setembro, então, é de causar inveja a qualquer outro, um dos mais bonitos que já conheci. A cidade fica às margens do Rio São Francisco e nos deixou ainda mais encantados. Fomos recebidos pela Peixoto Tour, conhecemos toda a história de Penedo e navegamos pelo Velho Chico. A culinária local é muito boa e de uma qualidade ímpar. Aproveitamos Penedo de todas as formas: no ponto de vista científico, e no ponto de vista cultural. Sem dúvidas, é uma das mais belas cidades do país”, disse o médico e presidente da Sociedade Alagoana de Endoscopia Digestiva.

E teve mais. Além da Experiência Cultural Nômade, Penedo recebeu uma atividade itinerante do 2º Ateliê Xica Manicongo de Cinema, evento realizado no Cine Penedo.

“Me surpreendi bastante com a recepção e o acolhimento que tivemos e, sem o apoio da Prefeitura de Penedo, nosso evento não seria possível. Estou muito agradecido e feliz por ter trazido o Experiência Cultural Nômade para cá”, afirma Cézar Nascimento, produtor cultural e organizador do evento que fez sua estreia, fora de São Paulo, em Penedo.