A Escola Municipal Padre Pinho fica localizada no bairro da Cruz das Almas, administrada por Roseli Patriota, a diretora que tem uma acolhimento autêntico à política da diversidade, como fundamento de uma educação humanizada.
É na Escola Padre Pinho que o Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio de Jó Pereira ( Projeto Baobá) vem investindo em ousadas releituras da história, arte de saberes e práticas ancestrais.
O Projeto Baobá , desde 2021 é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e Jó Pereira e tem criado memórias e enraizado histórias, espalhando sementes de descobertas, cultura e saberes ancestrais.
O mais legal é que toda essa construção acontece, tendo como base o ‘Pode Falar. A Gente Escuta’, em uma interlocução de muitas vozes, múltiplas e diversas.
Nesta quinta-feira,26, sob o sol tímido no Corredor Vera Arruda, área nobre de Maceió, o Coletivo de Estudantes Negr@s e Aliad@s,( CENA) formado por meninas e meninos da Escola Padre Pinho foram os protagonistas da Cerimônia de Colheita do Mukua, fruto do Baobá.
A árvore da vida fica ‘na esquina’ do Stella Pizzaria, empresa responsável pelos cuidados com o espécime.
Foi bem estimulante acompanhar a retirada dos frutos pelos próprios alun@s, uma aula de campo, de uma importância fundamental e histórica ímpar.
-’A gente aprende mais fácil aqui. É mais descontraído , do que na sala de aula.’- afirmou a menina.
E teve o compenetrado aluno, Valdir que fez um estudo preliminar sobre o Baobá e deu um show de conhecimento.
Além do menino Wanderson que trouxe toda a energia vital . ( Eita, cabrinha arretado!). E teve a Silvana, servidora da escola, que contribuiu de forma muitíssimo importante.
Foi a Silmara Mendes, a assistente social e uma das orientadoras do CENA e a polivalente Silvana, quem conduziram meninas e meninos até o local.
A colheita do Mukua reuniu possibilidades e oportunidades de conversar sobre a história negra.
Atemporal e contemporânea.
A colheita do Mukua é estratégia diferenciada para reafirmar a desnecessidade do racismo nas relações humanas e principalmente no ambiente escolar.
A proposta do Instituto Raízes de Áfricas é promover um processo de aprendizagem sutil e encantadora.
O conhecimento pode ser sedutor.
Foi uma manhã boa, produtiva e ainda contou com um lanche, bem bom, pizza e refrigerantes, parceria da Pizzaria Stella e o apoio da SEMAS.
Quem ficou encantada com a ação foi mesmo a gerente da empresa, Edilaine Lima , que afirmou: "É gratificante saber que a Escola Municipal Padre Pinho, faz um trabalho tão importante como esse.’
Que bom!