O Dia Nacional da Pessoa Surda, celebrado nesta quinta-feira (26), simboliza a luta por direitos, reconhecimento e inclusão. Em homenagem à data, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu um encontro de estudantes das escolas municipais Padre Brandão Lima e Maria Carmelita Cardoso Gama, sede do evento, na Cidade Universitária.

As duas unidades de ensino possuem a maior quantidade de alunos surdos da rede pública municipal de ensino Os estudantes participaram de atividades inclusivas, como bate-papo, brincadeiras e um bingo adaptado. A intenção foi celebrar a comunidade surda e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A técnica pedagógica de Educação Especial da Semed e instrutora de Libras destacou a importância do evento. “Hoje é um momento de comemoração, porque os estudantes surdos estão conseguindo mais espaço e seus direitos estão sendo reconhecidos. Este encontro entre as duas escolas é também uma forma de celebrar a Libras, a língua que une esses alunos e precisa ser vivenciada constantemente por eles”, afirmou Aline Roberta.

Aline ainda ressaltou que o apoio aos estudantes surdos na rede pública de Maceió é contínuo, indo além das datas comemorativas. “Nessas escolas que têm a maior concentração de alunos surdos, incluindo também a Escola Professora Maria José Carrascosa, contamos com o Serviço de Atendimento Educacional Bilíngue, o Saeb, no qual os alunos têm momentos de aprendizado tanto em Libras quanto em português escrito. Ou seja, os alunos podem contar com esse suporte constante”, explicou.

Luiz Eduardo Pereira é intérprete de Libras e professor bilíngue no Saeb. Ele enfatizou o papel da escola e da comunidade em proporcionar um ambiente inclusivo para os estudantes. “Aqui, trabalhamos com intérpretes, instrutores de Libras e uma equipe pedagógica dedicada para garantir que esses alunos recebam o suporte necessário. Além de aprenderem o conteúdo escolar, é essencial que os estudantes surdos tenham a oportunidade de ver e interagir com seus pares, crianças e adultos surdos”, afirmou.

Luiz também reiterou a importância da realização de atividades integrativas de escolas distintas para promover a representatividade e a inclusão dos estudantes surdos. “O Dia do Surdo é uma data histórica que marca a valorização da pessoa surda no Brasil. Quisemos trazer um dia de muitas brincadeiras e interação em Libras, disseminando, de uma forma especial e lúdica, a Língua Brasileira de Sinais e a sua importância dentro do espaço escolar para esses alunos”, completou.