A diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Maria Zilda Ferreira, a secretária executiva Katia Betina e assessora técnica, Mirna Vaz, prestigiaram em Arapiraca a solenidade do 2° Prêmio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em Saúde Reprodutiva para Todas: acelerando o compromisso. O prêmio faz parte da Mostra Brasil, Aqui tem SUS, reconhecido pela Agência de Desenvolvimento Internacional da ONU, que trata das questões populacionais relacionadas à saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero.

Vale ressaltar que apenas Alagoas, Santa Catarina e Pará foram premiados nesta categoria em todo país com as experiências e, desde então, estão participando de um intercâmbio entre os estados premiados. “Alagoas é o primeiro estado a sediar o intercâmbio, cujo município foi premiado com a experiência: Incríveis avanços no SUS, garantia de acesso ao planejamento reprodutivo com inserção do DIU em mulheres vivendo com HIV.

Santa Catarina se destacou com a experiência: Ambulatório de cuidado integral a saúde da população transgênero do município de São José – SC; e Pará com Unidade Móvel Saúde da Mulher, ampliação da assistência à Saúde Feminina no município de Parauapebas - PA.

A mostra de experiências exitosas no SUS retrata as ações realizadas nos territórios e transformam positivamente a vida das pessoas. Trata-se de uma estratégia do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com estampas estaduais, por meio dos respectivos Cosems, que articulam, estimulam e selecionam as melhores experiências para apresentação no Congresso do Conasems.

O vice-presidente do Conasems-AL e presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, destacou que Alagoas tem alcançado um crescente avanço nestas premiações, graças ao apoio dos gestores municipais de saúde que, cada vez mais, incentivam os profissionais a inscreverem as iniciativas inovadoras das unidades de saúde. “A mostra não tem caráter competitivo, mas de compartilhamento das experiências exitosas, para que sejam replicadas em todo o país”, concluiu Rodrigo.