O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) aprovou, nesta terça-feira (24), o envio de tropas federais para sete municípios no 1º turno das eleições de 2024, agendadas para o dia 6 de outubro. Três pedidos de reforço federal foram negados, e um permanece em análise.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Klever Loureiro, a decisão se baseou no risco de instabilidade que poderia comprometer o processo eleitoral. “Nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.

Por outro lado, os pedidos para o envio de tropas para Pindoba, Olivença e Maribondo foram indeferidos, com a justificativa de que as forças de segurança estaduais estão capacitadas para garantir a ordem nas eleições nesses municípios. O pedido referente ao município de Roteiro continua em análise pelo TRE.

O próximo passo será encaminhar as solicitações aprovadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final sobre o envio das tropas federais.

 

- Municípios com pedido aprovado:

Marechal Deodoro - 26ª Zona Eleitoral

Chã Preta - 28ª Zona Eleitoral

Junqueiro - 34ª Zona Eleitoral

Teotônio Vilela - 34ª Zona Eleitoral

Estrela de Alagoas - 46ª Zona Eleitoral

Campo Alegre - 47ª Zona Eleitoral

Limoeiro de Anadia - 47ª Zona Eleitoral

 

- Municípios com pedido negado:

Pindoba - 5ª Zona Eleitoral

Olivença - 19ª Zona Eleitoral

Maribondo - 48ª Zona Eleitoral

 

- Município com pedido em análise:

Roteiro - 18ª Zona Eleitoral

 

*Com Ascom TRE-AL