A Cerimônia de Colheita do ‘Mukua’ é um momento singelo e simbólico para reunir e celebrar pessoas no aprendizado e ressignificado , buscando a construção de caminhos de respeito ‘ao que é diferente de mim.’
Conversas Antirracistas!
Mukua é o fruto do Baobá, árvore que carrega histórias atemporais de resistência à opressão, que segrega.
É a árvore da escuta, do acolhimento e que ao longo dos últimos 3 anos, mudas vem sendo plantadas, pelo Projeto Baobá, em diversos territórios alagoanos, desde os quilombos, aos espaços institucionais, até em escolas, na capital Maceió.
O Projeto Baobá , desde 2021 é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas e Jó Pereira e tem criado memórias e enraizado histórias, espalhando sementes de descobertas, cultura e saberes ancestrais.
Você já tinha ouvido falar do Baobá?
A Cerimônia de Colheita do ‘Mukua’, fruto do Baobá, ação realizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, Jó Pereira e Stella Pizzaria, acontece dia 26 de setembro , das 8 às 10 horas,ao lado da Stella Pizzaria, no Corredor Vera Arruda, Jatiúca reúne algumas autoridades, alun@s do Coletivo de Estudantes Negr@s e Aliad@s da Escola Municipal Padre Pinho e profissionais da escola.
Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar.
O Baobá nos ensina que as mudanças são lentas, mas, possíveis e necessárias, e que é preciso preservar, por toda caminhada, a geografia da esperança.
É sobre isso…