Nesta terça-feira (24), o candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito, participou da sabatina promovida pelo Maceió Convention & Visitors Bureau, que reuniu lideranças de entidades representativas do setor turístico, como ABIH, ABAV, Abrasel, Sindghal e Sindetur. Durante o evento, Rafael assumiu o compromisso de atender às principais demandas do trade, apresentadas em um documento com 15 pontos focados na ampliação e fortalecimento do turismo na cidade. Entre os compromissos assumidos, destacou-se a promessa de nomear, para o cargo de secretário de Turismo, um profissional indicado pelo próprio trade.

“Não tenho dúvidas de que o turismo é um dos pilares econômicos de Maceió, e é fundamental que as ações sejam planejadas e executadas com a participação direta de quem está na linha de frente. O trade turístico sabe das necessidades e desafios, e, por isso, é mais do que justo que a escolha do próximo secretário de Turismo seja feita a partir de uma lista tríplice indicada por vocês. Isso garante que as decisões sejam tomadas com conhecimento técnico e foco no desenvolvimento do setor”, afirmou.

Com a experiência de quem foi secretário estadual de Turismo por cinco anos, Rafael destacou que todos os hotéis inaugurados em Maceió de 2016 até os dias atuais têm incentivos de quando ele foi gestor da pasta e com a continuidade do Governo de Alagoas, mas nenhum dado pela Prefeitura, porque não existe incentivo. Ele fez um diagnóstico da situação atual do turismo em Maceió e defendeu a necessidade de promover uma transformação no setor.

“Maceió virou uma cidade dormitório. As pessoas vêm, se hospedam aqui, mas acabam fazendo os passeios em outras cidades da região, como Marechal e Maragogi. Isso é um problema grave, porque o dinheiro que deveria circular aqui, gerando emprego e renda, está indo para fora. Precisamos mudar essa realidade, e isso passa por estratégias como o aumento da malha aérea e a promoção de ações que façam com que o turista permaneça mais tempo em nossa cidade”, pontuou o candidato.

Entre as demandas do trade, destacam-se a ampliação do orçamento da Secretaria de Turismo, a criação de um fundo específico para a promoção do destino Maceió, a regularização de hospedagens não convencionais e a implementação de programas contínuos de segurança e iluminação para as áreas turísticas, especialmente a orla.

Entre os destaques defendidos pelo trade estão: a continuidade de parcerias para capacitação de mão de obra e promoção do destino, a reativação da Gerência da Orla com orçamento garantido, a revitalização do Jaraguá, a criação de um modelo de concessão para as barracas de praia e a ampliação do potencial construtivo da região.

Além disso, o trade solicitou a implementação de um plano de mobilidade urbana, a manutenção do conceito de “ruas vivas” com regulamentação do uso das calçadas e a continuidade do saneamento básico com foco no Renasce Salgadinho. "A gestão atual não cuidou do turismo como deveria, mas estamos prontos para reverter esse quadro e fazer Maceió brilhar no cenário nacional”.

Por fim, Rafael garantiu que vai implantar o Licenciamento Autodeclaratório, que viabiliza a construção de novos empreendimentos de forma mais ágil. “Em outras cidades já existe, e por que aqui não? A Prefeitura existe para auxiliar e não atrapalhar. Atualmente, a burocracia é imensa e o empreendedor pensa até em desistir devido a essa dificuldade. Com essa Licença Autodeclaratória, ele inicia a obra declarando estar dentro da lei, mas vai arcar com as consequências caso haja algo irregular quando a fiscalização for até a obra. Isso é algo que auxilia, e muito, no desenvolvimento das cidades, geração de empregos e renda”, concluiu.