Promover a troca de experiências e conhecimentos entre pessoas de diferentes localidades motivou os produtores culturais Cezar Nascimento e Fábio Saltini a trazer o Projeto Experiência Cultura Nômade de São Paulo para Penedo.

 

Realizado neste último final de semana, a iniciativa apoiada pela Prefeitura de Penedo utilizou o Penedo Tênis Club e o Cine Penedo como espaços de atividades e mantém, até o final de outubro, exposição com acesso gratuito na Casa de Aposentadoria.

“Existe um intercâmbio que nós estamos tentando aquecer, acelerar entre a cultura do Nordeste, de Penedo, de Alagoas, com a cultura de São Paulo”, explica Fábio Saltini sobre as conexões que podem voltar a ocorrer na cidade ribeirinha e também com articulações em curso para Maceió.

 

Sobre a escolha de Penedo para a estreia do projeto fora da capital paulista, Saltini fala sobre o início do trabalho para explicar as razões. “Nós começamos antes da pandemia, como galeria, mas depois desenvolvemos a gastronomia e em seguida, o teatro nômade. Depois, pegamos pontos históricos de São Paulo e como Penedo é um berço histórico do nosso país, um dos motivos que nos trouxe para cá é poder compactuar com essa história e com a cultura penedense, dando a devida importância que a cidade tem dentro da nossa história nacional”.

 

Para Cezar Nascimento, a escolha também tem um aspecto pessoal. “Penedo é minha cidade natal, eu saí daqui com 16 anos, tô há 31 anos fora, mas sempre venho visitar familiares e amigos”, explica o jornalista e produtor cultural que testemunha a evolução do berço.

 

“A última vez que visitei Penedo foi em 2020, antes da pandemia. E, depois de quatro anos e meio, ver a cidade da forma em que está, pra frente, com a educação totalmente evoluída, bem cuidada, com o turismo acontecendo, nós entendemos que estávamos na hora certa, no lugar certo”, afirma o penedense, agradecendo o apoio institucional, em especial da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa.