Os últimos levantamentos da Quaest/Tv Globo mostram mínimas condições de vitória para os partidos de esquerda e é de terra arrasada para o PT.
Das 26 capitais, o PT deve ir para o segundo turno em Goiânia, Teresina, Fortaleza e Porto Alegre, com tendência de derrota em todas.
E entre os partidos de esquerda - PSB, PDT e PSOL, que ganharam em sete capitais em 2020, só João Campos, no Recife, tende a vencer.
O União Brasil com 11 nomes, o PL com nove e o PSD com sete candidatos aparecem como as legendas com mais chances de vencer no primeiro ou no segundo turno.
A conclusão é que presidente Lula (PT) e os partidos de centro-esquerda e de esquerda não conseguiram avançar sobre as pessoas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Esses dados não significam, por outro lado, que o bolsonarismo tende a voltar ao poder em 2026. Lula foi eleito, também, pelo antibolsonarismo de eleitores de centro e de direita.
EM TEMPO - O PSOL tem boas possibilidades de disputar 2º turno em São Paulo. Mas os cenários apontam derrota de Guilherme Boulos.