A eleição proporcional do próximo dia 6 de outubro, pode ficar na história de Arapiraca com um número expressivo de mulheres em relação as eleições de anos anteriores. 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 246 candidatos ao cargo de vereador no município, 75 são mulheres com nomes bastante competitivos.

 Disputam as 19 vagas para a Câmara municipal, a atual vereadora Doutora Fany (MDB), mas tem na lista a ex-vereadora Aurélia Fernandes (MDB), a enfermeira Débora Edinez (União Brasil), a empresária Lary Canuto (Podemos), a ex-secretária de Cultura, Marília Albuquerque (PT),  filha do desembargador do TJ-AL Tutmes Ayran ex-secretária de Saúde, enfermeira Jackeline Barbosa (MDB), a Professora Valéria (PP), Júlia Henrique (MDB), irmã do ex-vereador Fábio Henrique, a dentista Erica Paula (MDB), a ex-secretária de Serviços Públicos, Carol (Podemos), Zélia Azevedo ex-superintendente do Sebrae e presidente licenciada da Pestalozzi Arapiraca, (PP) Magal Legal (Republicanosa ex-presidente do IMPREV, Cida Bento (MDB), a líder comunitária Edneusa Gadi (PMB) e a viúva do ex-deputado e ex-vereador Cícero Valentim, a comerciante Valquíria Valentim (Republicanos), entre outras candidatas com chances de vitória nas urnas.

Analistas políticos locais avaliam que a coligação deve ter mais de seis mil votos para eleger o primeiro ou a primeira vereadora. Além das fortes candidatas, outras mulheres estão em campanha e podem surpreender no resultado após as 17h do dia 06 de outubro próximo.