O Instituto Biota de Preservação realizou, na manhã deste sábado (21), uma ação de limpeza na praia de Guaxuma, em ação voltada para mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Limpeza simbólica foi feita na praia de Guaxuma, ao lado do Bora Bar, em Maceió.

 

Além da limpeza da praia com o envolvimento da comunidade, o Biota estará distribuindo lixeiras no local. É o 15° ano que a ONG participa dessa mobilização mundial que busca conscientizar a população sobre um grave problema que ameaça o planeta: a poluição.

 

“Ao longo dos anos, temos tido uma participação efetiva da comunidade na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Maceió. Convidamos os voluntários para que participem também este ano. É uma iniciativa importante, mas não podemos esquecer que devemos tomar esses cuidados com o meio ambiente diariamente, não sujando as praias, rios, lagoas e mangues. O compromisso para tornar o planeta mais saudável e sustentável é um dever de todos nós”, destacou o presidente do Biota, biólogo Bruno Stefanis.

 

Sobre a data:

 

O World Clean Up Day, como o evento é conhecido mundialmente, foi criado em 1986 pela Ocean Conservancy, uma instituição internacional de conservação dos oceanos e da vida marinha.

 

Com o passar dos anos, a iniciativa foi recebendo apoio de governos e instituições em todo o mundo, tanto que se tornou uma data oficial do calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 8 de dezembro de 2023. 

 

Na ação, que acontece sempre no terceiro sábado de setembro, já foram retiradas mais de 590 toneladas de lixos das praias brasileiras.

 

Esse contato com banhistas, comerciantes e voluntários busca sensibilizá-los sobre os danos causados às espécies e ao ambiente marinho pelo lixo jogado nas praias.

 

Com Assessoria*