Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Verde Alagoas realiza um Concurso Cultural e mutirões de plantio de mudas frutíferas em escolas municipais de Capela, União dos Palmares e Passo de Camaragibe, nos dias 19, 20 e 23. A ação envolveu mais de 300 estudantes, mobilizando a comunidade escolar para a conscientização ambiental.

O Concurso Cultural Verde, promovido pelos departamentos de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental (CRS) e Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da Verde, foi o ponto alto das comemorações. Professores e alunos receberam orientações sobre a importância das árvores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em seguida, os estudantes enviaram vídeos de 1 a 2 minutos com mensagens de conscientização ambiental, concorrendo a prêmios como Kindle, fones de ouvido, jogos de tabuleiro de ciências, literatura de cordel, ecobags e outros itens educativos.

“Continuaremos investindo em ações que beneficiem as gerações atuais e futuras, promovendo educação ambiental e a preservação dos recursos naturais. Por isso, neste Dia da Árvore, a Verde Alagoas reforça o seu compromisso em desenvolver iniciativas que melhorem a qualidade de vida da população, além de fortalecer o combate ao desmatamento e promover o plantio de árvores nativas, adaptadas ao clima da região”, afirma Alexandre Lopes, diretor-presidente da Verde.

Dividido em três etapas — orientações em sala de aula, produção dos vídeos com apoio de pais e professores, e divulgação no Instagram — o concurso mobilizou as cidades participantes. Mais de 50 vídeos foram enviados, dos quais 9 finalistas, com três de cada município. Na fase final, os vídeos foram postados no Instagram da Verde, e os mais curtidos pelo público definiram os três primeiros colocados.

"O concurso estimulou as crianças a refletirem sobre a importância das árvores para o ecossistema e a produção de conteúdo criativo. Os alunos inovaram na maneira de falar sobre os temas como arborização de espaços públicos e a relação entre a cobertura vegetal, saneamento básico e qualidade da água. Os vídeos recebidos mostraram que as eles fizeram a lição de casa", destaca Geórgia Milhomem, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Verde.

Para Ricardo Mamede, gerente do QSSMA, “plantar árvores é essencial para melhorar a qualidade do ar e garantir um ambiente mais equilibrado nas nossas cidades.”

Programação da semana da árvore:

 

              •             19/09: Plantio e entrega de prêmios em Capela

              •             20/09: Plantio e entrega de prêmios em União dos Palmares

              •             23/09: Plantio e entrega de prêmios em Passo de Camaragibe