A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou, na manhã desta sexta-feira (20), um evento para o lançamento da campanha da programação do Réveillon 24/25 em Alagoas. A solenidade aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió. 

O encontro destaca o Réveillon, um dos períodos de alta temporada em Alagoas, que continua a ser um dos destinos mais procurados, conforme os rankings de operadores e companhias aéreas, segundo a Setur.

Na abertura do evento, a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, afirma que o Estado já conta com mais de 52 mil leitos disponíveis em serviços de hotelaria. Ela também aponta que Alagoas sofria com dois grandes gargalos: a falta de capacitação de serviços e a malha aérea. 

Para a capacitação dos servidores de turismo, o Governo do Estado lançou o programa “Escola do Turismo” que visa capacitar mais de 11 mil alagoanos, de maneira gratuita e com certificado. Ao todo, já foram capacitados 4.500 trabalhadores de todo o estado. 

Já para a malha aérea, Bárbara afirma que investimentos foram feitos no setor para ser mais fácil para os turistas acessar o estado, isso ocorreu por meio de parcerias com operadoras turísticas. “Nós tivemos um crescimento, somente no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de 55% de desembarques efetivos internacionais em Alagoas, no acumulado de janeiro a agosto.” No cenário nacional, Alagoas teve um crescimento de 14% no fluxo de passageiros e de 17% no número de voos. 

Além disso, Bárbara explica que o turismo é uma cadeia que, em Alagoas, contempla mais de 100 atividades econômicas. “Vai desde um ambulante que vende coco na praia, até o dono do empreendimento hoteleiro, até o dono da companhia aérea.”, diz a secretária. 

Ela ainda afirma que, quando essas grandes festividades de Réveillon chegam em comunidades, eles promovem uma transformação social a partir da validação e capacitação dos serviços e da geração de empregos. 

“O Governo de Alagoas chega com todo o preparo de infraestrutura. As rodovias são de extrema importância para a interiorização do turismo, sem elas não teria como ter eventos. Então, quando investimos em rodovias, em segurança, em saúde pública, os empreendimentos privados, contemplam toda uma comunidade local.”, explica Bárbara Braga.

 

*Estagiários sob supervisão da editoria