O diretor do Cosems-AL Ednaldo Trajano e a assessora técnica Mirna Vaz participaram hoje (20) de reunião no Ministério da Saúde em Brasília, com a equipe técnica do Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) e DATASUS, para o alinhamento de informações sobre o Programa SUS Digital.

Vale ressaltar que Alagoas foi o estado Piloto para informatização da saúde e expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O programa compõe um escopo de estratégias que são fundamentais para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ednaldo destacou que a transformação digital é uma mudança de paradigma que envolve trabalhadores e usuários do SUS. Segundo ele, a Saúde Digital no SUS é um conjunto de iniciativas que usa tecnologias para transformar o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas está o Programa SUS Digital, que visa promover a transformação digital em áreas como a atenção à saúde, a vigilância em saúde,  e a gestão do SUS.

Mirna Vaz acompanha junto ao secretário de Saúde de Campestre, Ednaldo Trajano, essa pauta no Cosem-AL e ressalta que a tecnologia é de extrema importância, uma vez que gera muitos impactos na forma que são feitos os tratamentos das doenças, como também na gestão da saúde e no acompanhamento dos pacientes. "Com base nisso não há como retroceder", pontuou.